O período de defeso da piracema teve início no dia 1º de novembro, nos rios da Bacia Hidrográfica do Araguaia e, no dia 5 de novembro nos rios das Bacias Hidrográficas do Amazonas e do Paraguai. O período proibitivo termina no dia 28 de fevereiro e a pesca é proibida em todos os rios de Mato Grosso, inclusive na modalidade pesque e solte.
De acordo com o balanço da superintendência de Fiscalização (SUF), foram abordadas 5.156 pessoas e vistoriados 1.629 veículos, 287 embarcações e 406 empreendimentos (estoques). Somente em janeiro os fiscais da Sema abordaram 2.248 pessoas e vistoriaram 692 veículos, 116 embarcações e 146 empreendimentos.
O superintendente de Fiscalização da Sema, Paulo Ferreira Serbija Filho, disse que a Baixada Cuiabana continua sendo uma região de grande apreensão de pesca. Por outro lado, observa como fatores positivos a manutenção da presença dos fiscais nos rios. “ O que proporcionou maior efetividade às ações de fiscalização e a iniciativa da população denunciando as práticas criminosas”, disse.
Comentários