O Diário Oficial de Mato Grosso que circula nesta segunda-feira (12) traz o aviso de licitação do Novo Sistema de Transporte Coletivo Intermunicipal de Passageiros (Stcrip). Segundo a estimativa do governo, o sistema deve custar R$ 9 bilhões e garantir a circulação de cerca de sete milhões de usuários ao ano.
De acordo com a Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager - MT), as empresas interessadas em concorrer podem adquirir o edital e todos os anexos sobre o sistema na sala da Comissão Especial de Licitação instalada no gabinete da Vice-Governadoria, no Centro Político Administrativo (CPA), na capital.
A concessão do novo sistema de transporte, conforme a Ager, está dividida em oito mercados. Com 30 cidades pólo, o sistema abrange os 141 municípios e também 73 localidades do interior do estado.
Em cada mercado, as empresas operadoras do sistema terão um alto grau de autonomia, segundo o governo, para a adequação entre a demanda e a oferta durante todo o período de vigência dos contratos de concessão.
O prazo entre a assinatura do contrato e o início da operação do novo sistema será de seis meses, período definido como pré-operacional, para que sejam feitos os ajustes e adequações às exigências do edital como a instalação de garagens, ponto de apoio e frota.
A partir do sétimo mês, os oito mercados deverão estar implantados e já em funcionamento. As cidades que fazem parte deste mercado de concessão são Cuiabá, Rondonópolis, Barra do Garças, São Félix do Araguaia, Cáceres, Tangará da Serra, Alta Floresta e Sinop.
Comentários