Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Terça - 13 de Março de 2012 às 16:27

    Imprimir


Profissionais de Saúde dos PSFs Centro, São João,Ouro Verde I e II e Boa Esperança avaliaram e orientaram estudantes de 05 a 19 anos nas escolas públicas municipais e estaduais de Nova Olímpia na semana de 5 a 9 deste mês.

Ao todo, foram atendidos nas escolas 13 de Maio, Cida Mozar,  Sagrado Coração de Jesus, Renê Barbour, Euzébio Justino de Camargo (Educação Infantil), Creche Aparecida Portilho Bento de Azevedo (Municipais), Wilson de Almeida e João Monteiro (Estaduais) 1362 alunos, culminando no primeiro momento do Programa Saúde na Escola (PSE), com vistas a prevenção  da obesidade. 
O Programa Saúde na Escola é uma ação do Ministério da Saúde em parceria com as secretaria municipais de Saúde e Educação com finalidade de alertar os escolares e suas famílias para a  importância  das  boas  condições  de  saúde  para  a  melhoria  no  desenvolvimento  pleno  da criança/adolescente tanto na escola como na formação da cidadania, visando a aproximação da população com a Atenção Básica à Saúde.

Segundo o coordenador da Atenção Básica de Saúde, enfermeiro Raul Tarcísio, durante a primeira Semana de Mobilização Saúde na Escola os alunos tiveram uma programação diferenciada com o tema ‘A obesidade em crianças e adolescentes’. “Uma das ações realizada durante a semana foi a avaliação nutricional dos estudantes, quando os profissionais das equipes do Programa Saúde da Família pesaram e mediram os alunos e calcularam o Índice de massa corpórea-IMC, Além de orientações nutricionais, os profissionais encaminharam os estudantes com excesso de peso para as Unidades Básicas de Saúde”, disse o enfermeiro.

Raul informa que as atividades continuam durante todo ano de 2012. Estão previstas atividades e palestras envolvendo a comunidade escolar (alunos, profissionais e funcionários) e visitas das famílias dos estudantes às Unidades Básicas de Saúde localizadas próximo às escolas. “Sabemos que é mais fácil tratar a obesidade nas crianças e adolescentes, por isso a intervenção nessa fase é extremamente importante para que essas crianças se tornem adultos saudáveis”, afirma, destacando que: “Acreditamos que uma criança e um adolescente bem orientados influenciam os pais, dentro de casa. Temos que agir agora”.
 
SAÚDE NA ESCOLA
O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído no âmbito dos Ministérios da Educação e da Saúde pelo Decreto nº 6.286 de 5/12/2007 para consolidar a Política Nacional de Promoção da Saúde através de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde das Equipes de Saúde da Família (ESF) articuladas com a educação pública.
O Programa tem como finalidade contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública da educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/42811/visualizar/