Consumidores processam Apple por propaganda enganosa do iPhone 4S
Um consumidor nova-iorquino processou a Apple num tribunal federal californiano por suposta publicidade fraudulenta do assistente de voz Siri, que foi a grande novidade tecnológica de seu último telefone, o iPhone 4S, segundo informou nesta terça-feira (13) a rede "CBS".
Fran M. Fazio e seus advogados lideram uma ação popular que representa uma centena de usuários que se consideram vítimas de uma promoção enganosa da Apple e pedem US$ 5 milhões de indenização.
Paul Sakuma - 4.out.2011/Associated Press | ||
Phil Schiller, vice-presidente sênior de marketing de produto da Apple, em apresentação sobre o Siri |
Os documentos apresentados acusam a Apple de oferecer uma "mensagem errônea e enganosa sobre as capacidades do Siri".
O iPhone 4S foi apresentado em outubro de 2011 pela Apple como uma versão melhorada do telefone iPhone 4 e que tinha como principal novidade um assistente de voz que respondia aos pedidos do usuário.
Entre as funções divulgadas está a redação de mensagens ditadas pelo usuário, a habilidade para localizar lugares ou responder perguntas sobre conhecimento geral, assim como realizar ligações para contatos existentes na agenda do dispositivo a pedido do proprietário, entre outras coisas.
Os consumidores alegam que, quando o assistente de voz era perguntado pelo usuário para localizar algum estabelecimento, o dispositivo dizia "não entender" a questão ou respondia "de forma incorreta" após uma longa pausa.
Fazio assegura que a Apple não respeitou as leis do código de defesa do consumidor ao fazer propaganda enganosa.
"Os consumidores optaram por comprar o iPhone 4S em vez de outros telefones por sua função Siri", reclamou.
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