Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Segunda - 23 de Abril de 2012 às 10:51

    Imprimir


A Prefeitura de Nova Ubiratã e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizam a partir de junho o monitoramente diário das queimadas ilegais no município através do sistema de Monitoramento de Queimadas e Incêndios baseado em satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que verifica a ocorrência de incêndios para orientar a fiscalização.

As informações, segundo a secretária Bernadete Rechmann, serão utilizados pelas duas brigadas para Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Prevfogo do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) de Nova Ubiratã nas ações de contenção dos focos de queimadas.
O prefeito Osmar Rossetto (Chiquinho) informa que a administração municipal já realiza esse acompanhamento, mas apenas para coleta de informações e de orientação dos produtores rurais. “A partir de agora, esse trabalho será realizado de forma mais rigorosa na prevenção e no combate aos incêndios, e cuja meta é tirar o município da lista do Arco de Fogo”, comenta.

O trabalho, segundo Chiquinho, visa intensificar o combate às queimadas e incêndios florestais, principalmente no período de chuvas escassas, principalmente nos meses de agosto e setembro. “A integração do município com o Ibama e o Inpe possibilitará a agilidade da ação em campo”, comenta.
A partir de monitoramento diário, equipes da brigada de combate à incêndios, o Prevfogo do Ibama se deslocarão com direcionamento mais preciso para as áreas detectadas pelos satélites do Inpe. “Todo o município de Nova Ubiratã ficará sob controle, pois saberemos exatamente onde estão os problemas de desmatamento e queimadas”, ressalta Chiquinho.

A partir de 1º de junho entrarão em ação em Nova Ubiratã as duas brigadas para Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Prevfogo/Ibama. Os candidatos a brigadistas que atuarão no combate a incêndios até novembro já foram selecionados e passarão o mês de maio em treinamento.
Nova Ubiratã é um dos líderes em número de queimadas na Amazônia Legal. De 1º de janeiro a 22 de abril, o Inpe detectou no município 79 focos de queimadas. Em 2011 foram registrados 3.242 focos, contra 5.505 em 2011.

“Não vamos permitir que esses números se repitam em 2012”, promete o prefeito Chiquinho. “Vamos agir com o rigor da lei para impedir as queimadas ilegais e sair da lista do Arco de Fogo”.
 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/42628/visualizar/