O Facebook superou atingiu 901 milhões de usuários no fim de março, mas viu seu lucro e sua receita caírem do fim do ano passado para o primeiro trimestre deste ano. Segundo um documento enviado à Securities and Exchange Comission (SEC), comissão reguladora do mercado de capitais dos EUA, a rede social teve uma receita de US$ 1,06 bilhão no último trimestre, uma queda em relação ao 1,131 bilhão do trimestre anterior.
O lucro caiu para US$ 205 milhões, ante US$ 233 milhões no mesmo período no ano passado, de acordo com o documento. O Facebook contratou mais de mil funcionários no ano terminado em março, levando seu contingente total a 3.539.
O número de usuários brasileiros cresceu 180% em um ano, chegando à marca de 45 milhões em 31 de março de 2012. Neste período cresceu também a penetração do uso do serviço entre a população: o Facebook acredita que a rede social seja usada por 30% a 40% da população.
Além disso, o Facebook ampliou de 845 milhões para 901 milhões o número de usuários ativos da rede social. A rede afimrou também que mais de 300 milhões de fotos são postadas diariamente no serviço, que tem 3,2 bilhões de cliques em curtir e comentários por dia e mais de 125 bilhões de conexões de amizade.
Compra do Instagram
O Facebook comprou o Instagram com US$ 300 milhões em dinheiro e 23 milhões de ações da companhia, segundo um documento divulgado pela empresa nesta segunda-feira. O Facebook lançou uma atualização da documentação exigida para sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), adicionando informações financeiras do primeiro trimestre.
No documento, o Facebook afirma que "como parte de nossa estratégia de negócio, temos feito e pretendemos fazer aquisições para adicionar funcionários especializados, empresas complementares, produtos ou tecnologias", citando como exemplo a compra do Instagram. A companhia se comprometeu a pagar US$ 200 milhões de indenização caso a fusão não se concretize até dezembro deste ano, diz o .
"Pretendemos manter os produtos do Instagram como aplicações móveis independentes para melhorar a nossa oferta de produtos de fotos e para permitir aos usuários aumentarem os seus níveis de envolvimento móvel e compartilhamento de imagens", diz o documento, apontando os planos para o aplicativo.
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