Pastoral investiga mortes de bebes no hospital regional
A equipe da Pastoral da Criança de Sorriso começou a recolher documentos que possam comprovar uma forte suspeita de que está havendo indução a parto normais, em casos que deveriam ser de cesarianas. Segundo relatos da representante da pastoral em Sorriso, isso teria levado pelo menos um bebe a morte. “Estão tentando induzir a parto normal mulheres sem condições de parto normal(...) na semana passada três bebes morreram. Eu tenho dados de apenas um bebe, as outras mães ainda não consegui localizar.” Denunciou a representante da pastoral em Sorriso.
A Pastoral de Sorriso irá encaminhar cópias de documentos, ultrassons, exames e outros, a pastoral nacional, e esta deverá dar o encaminhamento correto ao caso. “O papel da pastoral é defender a gestante e os bebes de zero a seis anos, então iremos comunicar a pastoral da criança nacional o que esta acontecendo aqui. Um bebe morreu e a pastoral da criança quer noticia do bebe que deveria ter nascido vivo, mas não nasceu(...)Temos que notificar a pastoral nacional pra saber o que esta acontecendo com os bebes dentro do Hospital Regional.” Disse a representante da Pastoral.
O MTnoticais.net procurou o direção do Hospital Regional de Sorriso na noite desta segunda-feira(23), que neste mês o hospital está em processo de transição em sua administração, passando de uma gestão do estado(governo), para a uma Organização Social de Serviço(OSS).
Conversamos com o diretor Mauri Dames, que disse que ficou sabendo da reclamação da pastoral através da imprensa, mas assim que soube, pediu ao diretor clinico fazer um levantamento do que teria acontecido. “O hospital através da diretoria técnica vai se posicionar do que o houve, por que a pastoral diz em vezes que são três casos (...)é muito vago. Mas que tipo de situação ocorreu? Ela(pastoral) pretende fazer isso a nível de imprensa? Não que eu não acho que ela(pastoral) não tenha esse direito, mas é aqui que a gente precisa investigar.” Disse Mauri Dames.
O diretor do HR pediu a reportagem do MTnoticias.net para fazer um novo contato na manhã desta terça-feira(24), com o hospital, pois provavelmente a unidade de saúde já terá um posição dos casos.“Nós vamos apurar os fatos. Não vamos deixar de levantar o que é que aconteceu e tomar as providências que forem necessárias caso identificarmos qualquer ação negligente.” Garantiu Dames.
Comentários