Mais 4 policiais são excluídos da PM de Mato Grosso
O comando geral da Polícia Militar publicou, hoje, em diário oficial, as exonerações de mais quatro soldados. Romagno Gomes de Oliveira, Heverthon Dias Moura e Elcio do Nascimento Justino foram acusados por corrupção passiva e descaminho. Conforme a decisão, eles atuavam no Gefron, na vigilância e controle na fronteira com a Bolívia, permitiram a entrada de produtos irregulares em troca de vantagens ilícitas dos "sacoleiros". A denúncia foi feita em março de 2007, pelo Ministério Público Militar, ao juízo da vara especializada de Justiça Militar Estadual. Os acusados se defenderam negando as acusações mas foi decidido pela expulsão.
Outra exclusão é de Fábio Barbosa Duarte. Conforme a portaria, foi autuado em flagrante quando estava em serviço na 1ª Companhia de Guarda, na penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, por ter cometido crimes relacionados ao tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, em 2010. Uma denúncia teria informado superiores do soldado que ele estava com drogas e celulares dentro da bolsa. O fato foi constatado durante revista, que localizou dois tabletes de maconha, dois celulares envoltos em fita adesiva e mais 7 chips para telefone. A transgressão militar foi apontada como grave e o militar considerado culpado das acusações.
Outro lado
Os exonerados poderão recorrer, na Justiça, da decisão do comando geral da corporação. Houve casos anteriores de soldados que foram excluídos da corporação e conseguiram reverter, no Judiciário, as punições, retomando suas atividades na corporação.
Comentários