No ano passado, a Casa de Apoio da AACC-MT fez 1.092 atendimentos a crianças e adolescentes de cidades do interior de Mato Grosso, de áreas indígenas e até de outros países, como Bolívia, Venezuela e Equador. Enquanto fazem o tratamento contra o câncer, as crianças e seus familiares acabam morando em Cuiabá. Com a reforma do prédio, localizado no bairro Alvorada, a Casa de Apoio dobrou a capacidade de atendimento e agora possui 40 leitos podendo atender simultaneamente 20 crianças e seus 20 acompanhantes.
"Durante o tempo que ficamos fechados para reforma foi difícil para a gente e para as crianças porque não conseguíamos oferecer atendimento com a qualidade que elas merecem", disse a presidente da AACC-MT, Tellen Costa. Ela explicou que, além de dobrar o número de leitos, outras alas foram criadas. "Áreas como brinquedoteca e salas de aula nós melhoramos. Agora temos 10 computadores, uma área nova que é a sala de música e artes cênicas com vários instrumentos musicais. Temos um professor de música à disposição para as crianças e voluntários de um grupo de teatro que ensinam as crianças, para melhorar a qualidade de vida delas durante o tratamento".
Voluntários
Tellen explica que a AACC-MT pretende cadastrar novos voluntários para atuar na instituição. "É um programa de voluntariado profissionalizado. Basta entrar no site da instituição, preencher a ficha e encaminhar por e-mail. Precisamos de pessoas que venham à instituição prestar apoio voluntário sério e comprometido", disse a presidente. Segundo ela, os voluntários são distribuídos por meio de um cronograma e podem atuar nos horários que estiverem disponíveis. As áreas de atuação são diversas, desde a administração até parte pedagógica, de captação de recursos, limpeza e cozinha.
Comentários