Criação de secretária para esse fim pode ser viável com a redução das atividades meio do Poder Executivo, garante o parlamentar
Riva defende investimentos próprios do governo no setor florestal
Para agilizar e otimizar o setor de base florestal, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), voltou a reafirmar a necessidade da reforma administrativa do Estado para possibilitar novos investimentos. Um deles poderá ser a criação de uma secretaria exclusiva para cuidar do setor florestal. A afirmação foi dada durante reunião com representantes do segmento e governador Silval Barbosa nesta terça-feira (24), no Palácio Paiaguás. Por enquanto, o governo sinaliza pela criação de uma superintendência para cuidar desse assunto, já que uma secretaria requer estudos mais aprofundados.
Riva avalia que devido à importância desse setor, o Governo do Estado deve priorizar os investimentos, dando celeridade na liberação de licenças para o manejo florestal, que atualmente, é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
“Questões burocráticas na Sema travam o setor, que é muito importante para a economia do Estado. Defendo que o governo faça investimentos próprios para a questão de floresta”, explicou, ao lembrar do grande número de trabalhadores desempregados pela falta de atendimento ágil da pasta.
Com o enxugamento da máquina administrativa, garantiu Riva, é possível otimizar os recursos e investir no setor ambiental, que pode ser a mola propulsora da economia estadual através do manejo sustentável e do fortalecimento da fiscalização dessas atividades. “O manejo é a medida mais restritiva e que preserva a floresta”.
Na semana passada, a Assembleia Legislativa discutiu o assunto em audiência pública a pedido do deputado Percival Muniz (PPS).
Comentários