Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quarta - 25 de Abril de 2012 às 10:00

    Imprimir


O presidente em exercício da Associação Mato-grossense dos Municípios e prefeito do São Félix do Araguaia, Filemon Gomes Costa Limoeiro se reuniu com o engenheiro civil do Governo do Tocantins, José Rubens Mazzaro para discutir a pavimentação do trecho de 84 km, da T0-500, entre Formoso do Araguaia, no Tocantins e o município de São Félix do Araguaia em Mato Grosso e chegando até a BR-242 . O projeto pretende ligar grandes fronteiras agrícolas nos dois estados, além do Pará. O trecho pavimentado vai atravessar a Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo. O valor da obra fica em torno de R$ 1,53 bilhão.

A obra incorpora projetos de desenvolvimento turístico e social, e está em fase final de aprovação junto a FUNAI (Fundação Nacional do Índio), IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Ministério Público e Entidades Indígenas. De acordo com o engenheiro José Rubens Mazzaro, autor do projeto a TO-500 vai encurtar em até mil quilômetros as distâncias para o escoamento de produtos que saem de Mato Grosso, Pará e Tocantins para os portos de Salvador (BA), Itaqui (MA) e portos do litoral paulista. “O projeto é inovador, viável com todas as compensações socioeconômicas garantidas ao Meio Ambiente, e visa a integração nacional”, afirma. A pavimentação da BR-242 de São Félix do Araguaia até a BR-158 estão previstas no projeto.

Os dados do estudo feito pelo Governo do Tocantins apresentados na reunião apontam uma grande viabilidade econômica e sustentável. Será implantado um pedágio em dois trechos da estrada. Com sete pontes construídas, sendo uma sobre o rio Araguaia, o retorno do investimento será observado em 6 anos com total de 15 anos de solidez econômica.

O presidente da AMM acredita que com a pavimentação do trecho que liga os dois estados, haverá desenvolvimento econômico, geração de empregos, e abertura de novas fronteiras agrícolas. “Sabemos da importância da ligação desses dois estados por meio da pavimentação da TO-500 passando pela BR-242, e contamos com o apoio do Governo do Estado para que possamos viabilizar esse projeto”, afirma Filemon. Participaram da reunião o deputado estadual Ezequiel Fonseca, o superintendente da AMM, Maurício Munhoz e a equipe técnica da instituição.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/42366/visualizar/