Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sábado - 28 de Abril de 2012 às 07:12
Por: Jardel Patrício Arruda

    Imprimir


Cuiabá costuma ocupar posições modestas entre as capitais brasileiras nos rankings divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Nesta semana mesmo, o IBGE publicou números sobre a capacidade hoteleira do Brasil, que apontaram a já conhecida carência de leitos em hotéis.

Entretanto, a equipe do Diário de Cuiabá constatou outro dado que é, no mínimo, curioso: a capital de Mato Groso possui o maior número de motéis per capita entre todas do país.

Enquanto cidades como São Paulo possui cerca de um motel para cada 40 mil habitantes, Cuiabá possui um motel para 20 mil habitantes. A diferença proporcional entre a capital de MT e a cidade mais populosa do Brasil, é de 100%.

Outras cidades que contam com um alto número de motéis per capita são Fortaleza e Natal, com um motel para cada 21 mil habitantes; Porto Alegre, Belo Horizonte, Campo Grande e Rio Branco com 22 mil per capita.

Estes números não foram dados pela pesquisa do IBGE, mas sim obtidos através do cruzamento de duas pesquisas do referido instituto.

Na pesquisa sobre hotelaria, foi publicado o número de motéis em cada capital, enquanto outro levantamento, também do IBGE, aponta a população dela, facilitando assim uma conta para descobrir a proporção de motéis por habitantes.

Para alguns clientes desse estabelecimento, o motivo do alto número de motéis na cidade é simples: o cuiabano, de um modo geral, gosta de sexo.

“Não existe mais o mesmo tabu sobre o sexo que existia há algum tempo atrás. Agora as pessoas têm mais liberdade, menos restrições morais e buscam diversão”, disse Ricardo Arantes, 26 anos, universitário.

Contudo, essa não foi a única opinião encontrada. Várias entrevistados afirmam que o alto número de motéis per capita em Cuiabá se deve a um suposto aumento nos índices de infidelidade.

“Se precisam de motéis é porque estão precisando se esconder. Se é assim, é porque tem coisa errada. Se tem coisa errada e sexo juntos, só pode ser traição”, afirmou Pedro Paulo Gusmão, 43 anos, comerciante.

Contudo, a opinião de que a demanda por motéis em Cuiabá é grande não é compartilhada pelo diretor deste setor no Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de MT, Pedro Cruz. Segundo ele, os dados são na verdade uma ilusão.

“Podemos ter um número grande de motéis, mas temos poucos leitos. O maior motel de Cuiabá possui trinta leitos, enquanto em outras capitais os motéis chegam a ter sessenta”, afirmou.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/41960/visualizar/