População elogia atividades alusivas aos 293 anos da Polícia Militar
“É maravilhoso termos a oportunidade de participar de eventos culturais assim, ao ar livre. Ainda mais com esse nível de qualidade, até porque a gente estamos acostumados a associar a Polícia Militar com a questão do combate à criminalidade. Essa apresentação é uma forma de enaltecer e resgatar a questão histórica da polícia e também daqui da praça”, disse a servidora pública Ana Luiza Müller, na companhia da sua filha Adília, de 8 anos, no último sábado (09.11), enquanto admirava o encerramento das apresentações culturais do Corpo Musical da Polícia Militar, na Praça Santos Dumont, em Cuiabá.
As apresentações fizeram parte da programação que a instituição organizou em comemoração aos 293 anos de criação, celebrado no dia 06 de novembro. A data passou a ser comemorada após um estudo histórico que apontou a existência de formação policial, em 1720, com função de promover a segurança das minas do ‘Arraial do Cuiabá’. Anterior à pesquisa, instalação datava de 05 setembro de 1835.
Além da Praça Santos Dumont, o Corpo Musical fez apresentações nas praças Alencastro, em Cuiabá, e Aquidabam, em Várzea Grande. Dentro da programação cultural também foi realizada uma exposição dos equipamentos usados pelas unidades especializadas da Polícia Militar – Regimento de Cavalaria (RPMont), da Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam), do Batalhão de Proteção Ambiental (BPMPA), de Operações Especiais (Bope) e de Trânsito Urbano e Rodiviário (BPMTran).
Para a jovem Cristiane Soler, a exposição “foi uma excelente iniciativa da PM, pois é uma forma de aproximar a população e fazer com que conheça um pouco melhor a atividade militar. O que achei mais interessante foi a exposição da Polícia Ambiental. Foi uma oportunidade de ver de perto algumas espécies de animais silvestres”. Ela esteve presente no segundo dia de exposição na Praça Alencastro, em Cuiabá, realizada entre os dias 08 e 09 deste mês.
Também fizeram parte da programação a realização do ‘V Campeonato Brasileiro de Salto Militar’, que contou com a participação de 13 delegações, sendo 11 estados brasileiros, mais o Distrito Federal e o Exército Brasileiro. E as Olimpíadas Militares, que tiveram como campeã a equipe do Quartel do Comando Geral (QCG), que somou 220 pontos, desbancando o grande favorito Comando Regional I, por ter sido campeão nos últimos três anos.
DESFILE MILITAR
No dia 06 de novembro, a Polícia Militar realizou o desfile militar e apresentou o novo uniforme, que deixou de ter a cor azul petróleo para cinza bandeirantes. Para a troca do fardamento foi feito um estudo cronológico da história e simbologia da Polícia Militar de Mato Grosso junto àqueles que lidam, cotidianamente, nos 141 municípios de Mato Grosso, em prol da segurança pública. Esse processo de mudança teve início em 2010. Desde então, uma comissão, composta por policiais oficiais das áreas de marketing, logística, financeira, pessoal e academia militar, iniciou um estudo para a escolha da melhor reformulação. A proposta era buscar um material que fosse confortável, compatível com as condições climáticas e territoriais, sem perder a originalidade da instituição.
FARDAMENTO
A troca do fardamento da instituição teve como objetivo proporcionar mais conforto e harmonia ao cotidiano do policial. A entrega foi iniciada em maio e encerrou em junho deste ano. Todo efetivo da PM, aproximadamente 7 mil policiais, recebeu dois conjuntos operacionais, sendo cada um composto por gandola, calça, camiseta, cinto, cobertura (gorro) e coturno.
Comentários