Jorge Lafetá reúne equipes técnicas para debater estratégias de serviços
Profissionais de diversas áreas da Saúde Pública do Estado debateram e expuseram questões e também soluções ligadas as suas áreas de trabalho ao secretário de Estado de Saúde, Jorge Lafetá,durante a tarde de segunda-feira (11), no auditório da Escola de Governo. “Estamos dando um passo importante na condução dos trabalhos da Pasta da Saúde, que compartilho as decisões que deverão ser tomadas com todos os gestores do Sistema Único de Saúde pertencentes ao Estado. Este foi o primeiro contato e vou contar com os conhecimentos técnicos de cada um.O Objetivo de todos é oferecer a toda população Matogrossese serviços de qualidade e acesso a saúde além prever ampliação de oferta de serviços da Rede SUS.Há um importante caminho pela frente a ser seguido”, disse Jorge Lafetá.
O Secretário ressaltou a importância dos Recursos Humanos da Saúde, da qualificação profissional e da regulação para ampliar o acesso à saúde da população. “ Vamos trabalhar na reformulação e fortalecimento dos serviços.A descentralização da Gestão e dos serviços vão acontecer para dar celeridade nos processos.Vamos também investir na ampliação de vagas para as capacitações de servidores bem como nas vagas de residência médica.Temos que fixar nossos profissionais nas várias regiões do Estado, e nunca perder o foco o fortalecimento da Atenção Básica”,explicou o secretário.
Jorge Lafetá reforçou a importância da execução do Plano de Trabalho Anual para o ano que entra e que a Gestão Atual dará instrumentos necessários para consolidação .O resultado é a visibilidade àquilo que será feito em prol da saúde da população e transparências dos atos da gestão. “ O corpo técnico da Saúde unido significará o fortalecimento da Gestão .O SUS possui vários instrumentos de Gestão e normativas, na utilização deles expressará os compromissos com as necessidades do Sistema agregado com o Plano de Governo.E este resgate na gestão já está acontecendo”, afirmou ele.
Ao final da reunião o secretário disse que o modelo de gestão a ser empregado visa garantir a ampliação do acesso com qualidade aos serviços de Saúde, um desafio pautado em estratégias e acima de tudo planejamento. “Hoje já começamos planejar. Conhecer os gargalos das Unidades sob gestão do Estado foi o primeiro passo. O segundo conhecer as atividades e ações que cada gestor desenvolve. Agora é hora de planejar e por em prática as ações necessárias.Temos desafios a curto prazo que necessitamos de executar imediatamente, cito um exemplo de tantas outras ações necessárias para dotar as unidades de infra-estrutura e insumos; a médio prazo retomar serviços que fecharam e outros que necessitam de serem abertos e a longo prazo dar continuidade a abertura de unidades de saúde dentro de um planejamento estratégico visando o fortalecimento da descentralização da atenção primária, secundária e terciária”, finalizou.
Estiveram presentes na reunião além do secretário de estado de saúde, Jorge lafetá, o secretário adjunto de saúde Huark Douglas Correia, secretária adjunta Marlene Anchieta, superintendentes , coordenadores e gerentes e diretores das unidades descentralizadas.
Comentários