Muricy Ramalho está no Santos há pouco mais um ano. Apesar do período relativamente curto, o técnico já se acostumou a encarar decisões pela equipe da Vila Belmiro. Somente em 2011 foram três, com dois títulos (Campeonato Paulista e da Copa Libertadores) e uma derrota para o incontestável Barcelona. No Estadual, primeira competição de 2012, novamente o time alvinegro está na disputa pelo título.
"Na hora decisiva, o time dá a resposta, conversamos muito antes do jogo sobre isso. A gente lembrou para eles o ano passado, quando passamos por momentos difíceis no Campeonato Paulista, como a gente deveria se portar. Temos que lembrar, pois se esquecem rapidamente", discursou o treinador santista, que apontou um amadurecimento do elenco comandado pelo talento do jovem atacante Neymar.
"O time amadureceu do ano passado para cá e está sabendo jogar a Libertadores, o Paulista. Está ficando mais experiente", apontou o treinador santista, procurando valorizar a postura da equipe também fora de campo, em virtude da serenidade apresentada pelo elenco durante a semana, mesmo após a derrota por 2 a 1 para o Bolívar, pela Libertadores.
"A gente não valorizou muito esse negócio do cansaço. Não reclamos publicamente, até mesmo para os nossos jogadores não comprarem a ideia que estão cansados e pegar isso como uma muleta para não correr o necessário. Pelo tempo que descansamos, estávamos bem para jogar", declarou Muricy, que poderá conquistar o bicampeonato paulista pelo time da Vila Belmiro.
O poder de decisão da equipe, entretanto, não se limita ao período em que o treinador ocupa o principal cargo da comissão técnica santista. A vitória por 3 a 1 sobre o São Paulo sacramentou a quarta classificação consecutiva do Santos para a final do Campeonato Paulista.
Em 2009, quando já contava com Neymar e Ganso entre os titulares, o clube praiano ficou com o vice-campeonato, após cair para o Corinthians, na época liderado por Ronaldo dentro de campo. Em 2010 e 2011, no entanto, diante de Santo André e o próprio rival alvinegro da capital, respectivamente, o elenco santista saiu como campeão.
Comentários