Secretária de Rondonópolis acompanha embarque de pacientes
Mesmo com o embarque dos pacientes - que foram se submeter à cirurgia de Pterígio no Instituto Lions da Visão em Cuiabá - se dando às 03hs da madrugada dessa sexta-feira, a Secretária Municipal de Saúde, Marildes Ferreira, acompanhou a saída do ônibus leito, do pátio do Lions Cube Rondonópolis, na Vila Aurora.
Marildes fez questão do acompanhamento, para que tudo corresse da melhor forma possível. "Já recebi vários telefonemas de pacientes, me relatando que a cirurgia foi rápida e que eles já estão na Casa de Apoio, descansando", disse a Secretária, mostrando-se satisfeita pelos resultados, no decorrer do dia.
Também conhecido por “carne no olho”, o Pterígio é uma alteração na membrana transparente do olho, chamada conjuntiva e é decorrente de uma série de fatores que vão desde a hereditariedade até a exposição excessiva a agentes irritativos como praia, piscina, sol, poluição, ar condicionado, etc. A prevalência se dá em razão do clima quente e à exposição solar frequente.
O pterígio pode provocar desde uma simples irritação leve nos olhos até alterações visuais importantes, em casos mais avançados. Normalmente, no início, a pessoa se queixa que o olho costuma ficar vermelho e que sente uma sensação de areia, de corpo estranho, principalmente se vai à praia ou à piscina ou, ainda, se fica muito em ambiente com ar condicionado. Se o quadro evolui, passa a se queixar de irritação ocular frequente, com ardência, queimor, prurido (coceira) e até mesmo ressecamento ocular.
Já a Catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris, cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão. Como os raios luminosos não conseguem atingir plenamente a retina onde se situam os receptores fotossensíveis, o portador de catarata tem dificuldade para enxergar com nitidez. No início da lesão, a pessoa vê como se estivesse com a lente dos óculos embaçada ou com uma névoa diante dos olhos. Com a evolução do quadro, porém, passa a enxergar apenas vultos.
A próxima turma, também com 35 pacientes, embarca no dia 13 (próxima quarta-feira) no mesmo horário, em frente ao Lions Clube Rondonópolis. Desta vez, serão pacientes que farão cirurgia de Pterígio e/ou Catarata.
Comentários