Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Polícia
Segunda - 30 de Abril de 2012 às 19:09

    Imprimir


Uma das ferramentas que tem ajudado a Polícia Militar no trabalho de recuperação dos veículos roubados ou furtados em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana, é o sistema de câmeras que faz o reconhecimento das placas e identifica as características dos veículos. Em oito meses de funcionamento, segundo a polícia, o programa já ajudou a recuperar 63 veículos. São 12 câmeras instaladas em pontos estratégicos na capital e na baixada cuiabana, sendo que o monitoramento é feito pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Conforme dados da polícia, o número de veículos furtados diminuiu nos primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com a PM, foram 112 casos a menos. Entretanto, as estatísticas apontam que reduziu também a quantidade de veículos recuperados.

Nos quatros primeiros meses do último, 862 veículos foram recuperados ao passo que em 2012, a Polícia Civil conseguiu devolver para as vítimas 500 veículos. “Infelizmente nós somos vizinhos de um país que regulariza carros roubados e furtados. Além disso, são mais de 700 quilômetros de fronteira tornando-se bastante difícil uma fiscalização em uma área tão extensa como essa”, avaliou o delegado Adriano Santos.

Por meio das câmeras, a Polícia Militar apontou que as unidades de patrulhamento urbana da polícia poderão contar com um sistema que facilita o monitoramento e a investigação desse tipo de crime. Ao identificar que o veículo está sendo procurado, o sistema aciona o alarme. “Ela captura número de fotos e imagens desses carros que transitam nas vias monitoradas. O sistema faz a escolha da imagem mais adequada para análise. A partir daí, ou escolhe o número de uma placa, no caso de furto ou roubo que alguém passa no número 190, ou pode identificar uma mensagem ou adesivo nas traseiras dos veículos em que a vítima possa identificar”, contou Wagner Roberto Figueiredo, diretor de informática da Polícia Militar.

O novo sistema para identificar carros roubados ou furtados estará integrado ao banco de dados do sistema do Departamento Estadual de Transito de Mato Grosso (Detran), a partir do mês de maio. Para a polícia, isso vai ajudar a identificar veículos que estejam com Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores(IPVA) atrasados e licenciamento vencido.

Entretanto, o projeto da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP) é integrar os sistemas com outros estados. De acordo com coordenador do Ciosp, tenente coronel Eduardo Henrique Souza, as ações para integrar os sistemas já estão ocorrendo, principalmente, em São Paulo, onde os veículos roubados no estado podem ser identificados com mais facilidade.
 





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/41635/visualizar/