Colecionadores de orquídeas de Cuiabá e de Várzea Grande, região metropolitana da capital, possuem um novo espaço para trocar experiências e informações sobre o cultivo da planta que possui cores, formatos e aromas variados. O orquidário recém-inaugurado acomoda 12 mil plantas de 200 espécies diferentes e fica na capital.
Fascinado pela flor, o colecionador Frank Giordany Fraporti disse que as orquídeas perfumam toda a casa e que algumas têm cheiro de chocolate, côco e baunilha. Há mais de um ano, ele começou a cultivar a planta no quintal da casa dele e hoje já possui mais de 40 espécies diferentes. "É bom para quem coleciona porque vai ter a oportunidade de trocar informações com outros colecionadores, aprender novas técnicas de cultivo e comprar novos exemplares", afirmou.
De acordo com o dono do orquidário, Marcos Kocskoday, cada espécie exige um cultivo diferenciado. Por exemplo, algumas necessitam mais de água e ficam melhor em vasos de cerâmica, enquanto outras precisam mais de iluminação. Uma das preocupações, segundo ele, é em relação ao meio ambiente, já que todas as plantas são produzidas em laboratório.
Nesse período próximo ao Dia das Mães aumentou a procura, como é o caso da auxiliar administrativa Caroline Gazziero de Oliveira, que deseja presentear a mãe com uma orquídea. "A minha mãe gosta muito de orquídea, então já comecei a procurar", contou.
Conforme o dono do espaço, há muitos homens que gostam de ter a planta em casa, no escritório, ou colecionar.
Comentários