Executivo estrangeiro assumirá presidência da Ford no Brasil
A Ford anunciou nesta quarta-feira a aposentadoria do atual presidente para o Brasil e Mercosul, Marcos de Oliveira. Ele deixa as atividades em 30 de junho. No seu lugar, será nomeado Steven Armstrong, atual COO (diretor de operações) da Getrag Ford Transmissions, na Alemanha. Ele assume as operações em 1º de junho.
Oliveira deixa a empresa após 28 anos de serviços. O executivo começou a carreira na Divisão de Componentes Automotivos em 1984 e passou por áreas de engenharia, manufatura e administração geral, e assumiu posições na Espanha, Estados Unidos, África do Sul e México antes de voltar ao Brasil.
A mudança ocorre no momento em que o Brasil passa por transformações no setor automotivo. O mercado consumidor promissor e a abertura para importados aumentou a concorrência. A Ford sempre se manteve na quarta posição entre as montadoras que mais vendem, mas é constantemente ameaçada por empresas como a Renault, Hyundai, Kia, Toyota e Honda.
Oliveira foi nomeado presidente da Ford Brasil e Mercosul em fevereiro de 2007. Segundo a Ford, o executivo vai trabalhar durante o período de transição para "assegurar que a companhia e as relações que ele construiu com os empregados, distribuidores e entidades governamentais permaneçam fortes".
Já Armstrong ingressou na companhia em 1987 e trabalhou em compras, estratégia e em posições de administração geral na Jaguar, Auto Alliance International e Ford Europa antes de se tornar COO.
Comentários