Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quarta - 02 de Maio de 2012 às 15:57
Por: Ana Adélia Jácomo

    Imprimir


Divulgação
Médico Kamil Fares, que pode ser o candidato do PDT a prefeito de Cuiabá
Médico Kamil Fares, que pode ser o candidato do PDT a prefeito de Cuiabá

A indefinição do empresário Mauro Mendes (PSB), quanto a disputar ou não as eleições para prefeito de Cuiabá, neste ano, tem causado problemas não apenas legenda, mas para os aliados. O risco é de a sigla perder representatividade e as composições ficarem ameaçadas, segundo líderes socialistas ouvidos pelo MidiaNews.

O PDT, por exemplo, não anunciou formalmente, mas o nome do médico Kamil Fares, ex-secretário de Saúde do Estado e ex-presidente da Unimed, já é apontado como uma opção de candidatura própria à Prefeitura de Cuiabá.

Essa possibilidade seria o reflexo de um racha iminente no bloco partidário denominado "Movimento Mato Grosso Muito Mais", formado por PPS, PSB, PV e PDT.

Na semana passada, líderes do PV se reuniram com o pré-candidato do PR, vereador licenciado Francisco Vuolo. Os "verdes" sinalizaram para uma aliança com os republicanos, admitindo a possibilidade de indicar o candidato a vice-prefeito na chapa de Vuolo.

Na semana passada, também, o representantes do PPS se reuniram com líderes do DEM, sobre a possibilidade de uma composição. Os democratas pensam numa candidatura própria em Cuiabá.

O nome do ex-prefeito Roberto França tem sido cogitado, mas ele próprio tem dito, sistematicamente, que seu projeto político não é disputar, novamente, o Palácio Alencastro. França já foi prefeito em duas oportunidades.

O médico Kamil Fares participou, na semana passada, de uma reunião com os pré-candidatos a vereador pelo PDT. “Essa instabilidade em relação ao Mauro [Mendes] fez com que articulássemos a candidatura própria. Essa possibilidade é altíssima e, mesmo se não estivermos com ele nas eleições, podemos disputar o pleito”, declarou Kamil.

O ex-secretário ponderou que uma eleição se faz com financiamentos, tempo de TV e rádio e que o PDT ainda não teria apoiadores. “Isso é quase impossível no Brasil, mas precisamos de financiadores de campanha que, depois, não peçam favores em troca”, completou.

No comando

Na reunião dos pré-candidatos a vereador pelo PDT, os líderes defenderam a candidatura própria da sigla à Prefeitura da Capital. Pelo menos, 40 militantes que planejam ser candidatos reivindicaram que o novo presidente municipal do partido, o médico Kamil Fares, seja lançado pela legenda.

A reunião, de caráter institucional e técnico, foi realizada para deliberar sobre os preparativos do ato de posse de Kamil Fares. Na próxima sexta-feira (4), às 19h30, no auditório do Colégio Presidente Médice, no bairro Araés, será realizado um evento para transferir a presidência do PDT de Cuiabá ao médico.

Hoje, o PDT é comandado na Capital pelo vereador Adevair Cabral. Como ele será candidato à reeleição, num consenso, foi decidido passar o comando para uma nova liderança.

Reação socialista

O secretário-geral do PSB, Suelme Evangelista Fernandes, disse ao MidiaNews que não acredita na debandada dos colegas.

“O sonho de poder segura o conjunto político. Não vejo conflitos. Estamos fazendo tudo com calma. O Mauro Mendes tem que se organizar porque, nos dois últimos pleitos, ele financiou 80% de sua campanha. Não é fácil e vamos buscar mais aliados. Não podemos ser um grupo engessado”, disse o secretário.

Suelme admitiu que a legenda conta com os membros do “Mato Grosso Muito Mais” na corrida pelo Palácio Alencastro  e que, apesar das agremiações serem de pequeno porte, são essenciais. “Temos quatro partidos medianos, mas precisamos ampliar essas alianças e não creio que haverá nenhum tipo de racha”, disse ele.

A reportagem tentou manter contato com o empresário Mauro Mendes, mas ele não atendeu às ligações para seu celular.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/41418/visualizar/