Em Curitiba, ex-tucano diz que aliança com PT é um "recomeço"
Antigo líder da oposição ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT, 2003-2010) e atual pré-candidato à Prefeitura de Curitiba, o ex-deputado federal tucano Gustavo Fruet (PDT) deu nesta quarta-feira (2) sua primeira entrevista ao lado dos líderes municipais do PT, partido com o qual fará aliança nas eleições deste ano.
O PT de Curitiba aprovou no último sábado (28) a coligação com Fruet, que lidera as pesquisas de intenção de voto.
Para o ex-deputado, a parceria com seus antigos opositores políticos é um "recomeço". "Eu fiz uma opção, para recomeçar. Sem apoio econômico, sem estrutura de comunicação, sem grupo econômico por trás", afirmou.
Fruet deixou o PSDB em julho do ano passado, após não encontrar apoio no partido para disputar a Prefeitura de Curitiba. O PSDB no Paraná é comandado hoje pelo governador e ex-prefeito de Curitiba Beto Richa (PSDB), que apoia a reeleição do atual prefeito, Luciano Ducci (PSB) --ex-vice de Richa.
Para ele, a aliança com o PT tem o objetivo de "olhar para o futuro" e "retomar" Curitiba como referência em planejamento urbano. "É uma aliança programática, com um partido que tem uma tradição de muita luta e seriedade na política de Curitiba", disse o ex-deputado.
Fruet afirmou que nunca "combateu o PT institucionalmente". "Os líderes que compõem essa mesa em momento algum foram envolvidos em denúncias. São pessoas que têm profundo compromisso com a história e com o futuro dessa cidade."
Estavam na mesa o deputado federal Angelo Vanhoni (PT) --que foi candidato por três vezes à Prefeitura de Curitiba--, os vereadores Pedro Paulo (PT) e Jonny Stica (PT), a presidente do PT de Curitiba, Roseli Isidoro, e o deputado estadual e presidente do PT Paraná, Ênio Verri.
O ex-deputado ainda fez referências às denúncias contra a Câmara Municipal de Curitiba, cuja presidência, ocupada pelo PSDB, está sendo questionada sobre gastos de R$ 34 milhões em contratos de publicidade nos últimos cinco anos.
"O grupo que me vetou [no PSDB] está passando hoje por um processo de profundo questionamento", disse Fruet, fazendo referência às denúncias.
O PT irá indicar o candidato a vice-prefeito na chapa de Fruet. Segundo a presidente do partido em Curitiba, Roseli Isidoro, o nome mais cotado é o do deputado federal Vanhoni.
Além de Fruet e Ducci, também são pré-candidatos o deputado federal Ratinho Jr. (PSC), filho do apresentador de TV Ratinho, e o ex-prefeito Rafael Greca (PMDB).
Comentários