Ashton Kutcher estrela propaganda acusada de racismo
O ator Ashton Kutcher lançou nesta quarta-feira (2) no YouTube um anúncio considerado racista para a PopChips, marca americana de batatas fritas.
No vídeo, Kutcher parodia tipos de homens que supostamente frequentam sites de encontro. Entre os personagens esquisitões que o ator interpreta, há um "rastafári", um estilista caricato ao estilo de Karl Lagerfeld, um motoqueiro e um indiano, que causou controvérsia.
O ator fala com forte sotaque indiano e dança com roupas típicas do país. Mas um dos pontos que mais revoltaram os internautas em blogs e redes sociais foi o fato de Kutcher ter pintado o rosto de marrom para viver o personagem.
Reprodução/Youtube/popchipsfans | ||
O ator Ashton Kutcher como o "indiano" do comercial veiculado no YouTube |
A principal reclamação dos usuários é que a PopChips e o ator retratataram os indianos de forma preconceituosa. O grupo de rap Das Racist postou uma mensagem no Twitter com o número do telefone de atendimento ao consumidor, incitando os seguidores a fazer reclamações diretamente à empresa até que ela retirasse o anúncio.
A PopChips retuitou elogios à campanha, mas não se manifestou a respeito das críticas.
Kutcher, 34, protagonista da série "Two and a Half Men" e ex-marido de Demi Moore, promove produtos da PopChips nas redes sociais desde 2010.
O anúncio termina com o ator interpretando a si mesmo como se também estivesse buscando um relacionamento no site.
Comentários