Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quinta - 03 de Maio de 2012 às 12:24
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


O conselheiro Alencar Soares oficializou seu pedido de aposentadoria do Tribunal de Contas, durante sessão nesta quinta. Agora, a Assembleia, a quem cabe a indicação do substituto, vai convocar o deputado Sérgio Ricardo (PR) para ser submetido à sabatina na próxima semana. Enquanto Alencar deixa o cargo vitalício para retomar à militância política, inclusive na expectativa de ser candidato a prefeito de Barra do Garças, Sérgio sai da vida pública, após mandato de vereador e três de deputado estadual, para ocupar um cargo técnico.

A indicação de Sérgio para o TCE provoca reviravolta na Assembleia, especialmente em relação à Mesa Diretora. O deputado Mauro Savi (PR) se articula para ser escolhido o próximo presidente. A eleição será em julho deste ano, mas a posse só acontece em fevereiro de 2013. Já o presidente pela quarta vez alternadamente com o posto de primeiro-secretário, deputado José Riva, também se articula por mudança na lei, de modo a permitir sua reeleição e, assim, continuar no comando de um Legislativo que recebe cerca de R$ 20 milhões mensais de duodécimo.

Alencar optou por seguir os passos de Júlio Campos, que em 2007 também se aposentou compulsoriamente para disputar cadeira de prefeito de Várzea Grande. Entrou na campanha como favorito, mas acabou derrotado. Em Barra do Garças, Alencar terá de reconquistar um eleitorado abandonado por ele quando, há quase 6 anos, renunciou ao mandato de deputado para integrar o Pleno do TCE. Ele precisará convencer o empresário Roberto Farias, do PSD, no qual se filiará. Mesmo na condição de inelegível, Beto não abre mão da pré-candidatura e só dará trégua para Alencar se não conseguir derrubar, em Brasília, a decisão do TRE que o condenou por abuso de poder econômico no pleito de 2010, quando concorreu a deputado federal.

Já Sérgio Ricardo vai se juntar aos conselheiros Domingos Neto, Valter Albano, Waldir Teis, Antonio Joaquim, José Carlos Novelli e Humberto Bosaipo, que está afastado por decisão da Justiça, e ainda aos conselheiros substitutos Luiz Henrique Lima, Isaias Lopes da Cunha, Luiz Carlos Pereira, João Camargo, Jaqueline Jacobsen, Moisés Maciel e Ronaldo Ribeiro Conselheiro. Cada conselheiro ganha R$ 24 mil mensais, tem prerrogativa de desembargador do Tribunal de Justiça e usufrui de uma série de privilégios e regalias. Atuam como fiscais e são responsáveis pela apreciação das contas dos agentes públicos nas esferas municipais e estaduais.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/41298/visualizar/