II Encontro em Avaliação de Ciclo de Vida será em maio
Em 23 de maio, a Embrapa Agroenergia realiza o II Encontro em Avaliação de Ciclo de Vida (ACV). Gratuito e aberto ao público, o evento faz parte das comemorações do aniversário de seis anos do centro de pesquisa.
A ACV é uma metodologia para avaliar os impactos ambientais associados a um produto, processo ou atividade, por meio da identificação e quantificação dos fluxos de energia e materiais ao longo do ciclo de vida da cadeia produtiva. Apenas uma parte da cadeia pode ser avaliada ou todo o processo de produção, transporte, utilização e descarte. Nesse último caso, diz-se que a avaliação vai “do berço ao túmulo”.
O evento do próximo dia 23 terá início com a palestra “O panorama da ACV no Brasil”, que será ministrada pelo professor Gil Anderi da Silva, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor Anderi da Silva é coordenador do Grupo de Prevenção da Poluição da instituição em que leciona e, atualmente, preside a Associação Brasileira de Ciclo de Vida (ABCV).
A segunda apresentação será feita pelo engenheiro ambiental Felipe Lion Motta, sócio da ACV Brasil, empresa que presta consultoria na área. Ele abordará o uso de ferramenta computacional para auxiliar a execução da ACV apresentando exemplos da aplicação do software SimaPro na agroindústria.
O encontro encerrará com a palestra da pesquisadora Maria Cléa Brito Figueiredo, da Embrapa Agroindústria Tropical. Ela está retornando de um curso de pós-doutorado na Holanda e falará sobre ACV do melão focada em mudanças climáticas e escassez hídrica.
O encontro será realizado das 8h30 às 12h, no auditório da Embrapa Agroenergia, que fica no Parque Estação Biológica, em Brasília/DF. Não é necessário fazer inscrição prévia, mas as vagas são limitadas. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail sac.cnpae@embrapa.br.
Aniversário da Embrapa Agroenergia
A Embrapa Agroenergia foi criada em 24 de maio de 2006, após o lançamento do Plano Nacional de Agroenergia (PNA) pelo Governo Federal. O centro de pesquisa atua nas quatro plataformas definidas no PNA: biodiesel; etanol; florestas energéticas; coprodutos e resíduos. Matérias-primas para biocombustíveis, etanol lignocelulósico e microrganismos em agroenergia são algumas das frentes de pesquisa em que a Unidade da Embrapa está trabalhando atualmente.
A Unidade também está participando ativamente do desenvolvimento do conceito de biorrefinarias, com a incorporação dos princípios da “química verde” aos processos realizados nessas instalações. Para esse tipo de pesquisa, a avaliação do ciclo de vida é de fundamental importância, pois permite, ainda na etapa de planejamento, calcular e comparar os potenciais impactos ambientais e sociais das diversas rotas e alternativas tecnológicas nos processos de agrícola, industrial, de utilização e de descarte de vários produtos.
Comentários