Estudantes de escolas públicas visitam aldeia dos Jogos
Estudantes de 17 escolas públicas dos ensinos Médio e Fundamental passam por uma experiência de aprendizagem diferenciada nesta semana, durante os 12º Jogos dos Povos Indígenas, em Cuiabá. São aproximadamente 680 alunos de instituições das redes Estadual e Municipal que participarão, até quinta-feira (14.11), da programação do evento.
Letícia Santana estuda o 8º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Elmaz Gattas Monteiro, em Várzea Grande, e ficou encantada com os Jogos dos Povos Indígenas. “É muito interessante, diferente, algo com o qual eu nunca havia tido contato e antes só conhecia pelos livros. Para mim, foi uma oportunidade de ganhar conhecimento, e aprender sobre a cultura e os jogos dos indígenas”. Não menos empolgada, Nathalia Gonçalvez complementou: “Gostei da dança, da Oca Digital e da Oca do Saber. Aprendi um pouco mais sobre os povos indígenas”.
A visita das escolas ocorre no período da tarde, quando começam as competições de esportes tradicionais indígenas, na arena dos jogos, com capacidade para oito mil pessoas. Na ocasião, os estudantes também conhecem a Oca Digital, onde indígenas participam de oficinas e aproveitam para pesquisar na internet. Elas também visitam a Oca do Saber, espaço destinado para os debates e diálogos.
O evento prossegue até sábado (16.11), na aldeia dos Jogos dos Povos Indígenas, construída em uma área de sete hectares, no Jardim Botânico, localizado na Avenida Antártica, após a Ambev, na região do Sucuri.
Idealizados pelo Comitê Intertribal, os Jogos dos Povos Indígenas são realizados em parceria com o Ministério do Esporte e o Governo de Mato Grosso, por meio Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel-MT), e conta com apoio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Prefeitura de Cuiabá.
Comentários