Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sexta - 04 de Maio de 2012 às 18:52

    Imprimir


A Associação Mato-grossense dos Municípios completa, hoje, 29 anos de fundação e de trabalho em defesa das bandeiras municipalistas. Para marcar a data os ex-presidentes da instituição serão homenageados na próxima semana, durante o 29º Encontro de Prefeitos, que será realizado pela AMM em parceria com o Governo do Estado e Assembleia Legislativa. O evento será promovido de 9 a 11 de maio, no auditório da AMM, e a homenagem será no dia 10.

O presidente da AMM, Meraldo Figueiredo Sá, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos ex-dirigentes para o fortalecimento da instituição. "Ao longo desses 29 anos a AMM se consolidou como uma das associações municipalistas mais atuantes do país e os ex-presidentes contribuíram de forma decisiva para essa conquista".

Meraldo salientou que a AMM é uma das instituições mais bem estruturadas no país e anualmente lidera os prefeitos do estado em mobilizações nacionais, como a Marcha a Brasília. O evento, que é coordenado pela Confederação Nacional dos Municípios, conta com a adesão de muitos prefeitos de Mato Grosso. Além disso, vários ex-presidentes da AMM já compuseram a diretoria executiva da CNM.

Entre os trabalhos de destaque realizados nesses 29 anos, destacam-se a atuação política nos âmbito federal e estadual para garantir mais benefícios para os municípios, além da prestação de serviços técnicos, que também tem grande importância para que as administrações municipais estejam mais preparadas para atuar com eficiência administrativa. Nesta gestão a AMM avançou e passou a investir também em projetos sociais. Uma das ações foi a realização de um curso, que auxiliou dezenas de jovens carentes em busca do primeiro emprego.

Além disso, a atual diretoria da AMM inovou para melhor atender as prefeituras, que historicamente são penalizadas com a falta de recursos para investimentos. A diretoria pautou sua atuação em ações baseadas em Ciência e Tecnologia para auxiliar os prefeitos e oferecer alternativas para os municípios. Em pouco mais de um ano, a atual gestão elenca uma série de iniciativas que mantêm uma relação direta com esses fundamentos.

Um dos destaques são os projetos de engenharia, que primam pela redução de custos e eficiência tecnológica para um melhor aproveitamento de recursos federais e estaduais. O reforço da equipe e o aumento da produtividade serão um dos principais legados da atual gestão.

Além disso, foi lançado o Sistema de Acompanhamento de Gestão - SGA, mais conhecido como Cartão Prefeito, que é uma ferramenta que pode reduzir os custos nas atividades meios, garantindo maior investimento na atividade fim, ou seja, otimiza os recursos disponíveis.

O mapa desenvolvido para traçar um perfil econômico dos municípios também se configura como uma inovação. O material pode ajudar a atrair investidores para o estado, além de servir como um instrumento para direcionar as políticas de incentivos fiscais adotadas pelo governo.

A capacitação também se modernizou. Este ano a AMM vai dar mais um importante passo para consolidar a ampliação da participação dos servidores das prefeituras nos treinamentos oferecidos. Por meio de uma parceria com a secretaria de Ciência e Tecnologia, serão realizadas videoconferências para capacitar os funcionários das prefeituras. As capacitações poderão ser acompanhadas em todos os municípios.

A AMM desenvolveu, ainda, os seguintes projetos: lançamento da TV Município, lançamento do livro sobre a Lei Kandir, modernização do Jornal Oficial dos Municípios, eventos municipalistas, orientações técnicas, acompanhamento das contas das prefeituras no TCE, acompanhamento do Siconv, Sigcon, informações sobre arrecadação, parceria da AMM com os poderes constituídos, modelo de previdência própria eficiente, proposta de alteração na distribuição do ICMS, apoios às prefeituras com certidões e contratos, e interações nas redes sociais.

Histórico - Fundada no dia 4 de maio de 1983, a AMM surgiu da necessidade de se criar no estado uma entidade que congregasse os municípios e representasse o poder público municipal junto às demais esferas de governo. A ata de constituição registra a assinatura de 53 prefeitos, que se uniram em torno do projeto, idealizado pelas principais lideranças municipais da época, com o apoio do então governador Júlio Campos.

A entidade foi fundada com o objetivo de congregar e defender os interesses dos municípios; liderar as lutas municipalistas, fazendo a interlocução junto aos poderes no âmbito federal e estadual; prestar assistência técnica, jurídica, administrativa e educativa; ajudar a elaborar planos, programas e projetos de desenvolvimento dos municípios associados; promover cursos de capacitação, congressos, simpósios, seminários e reuniões para debates de problemas técnicos e administrativos dos municípios.

A AMM atua na defesa institucional e na prestação de serviços aos municípios com ações pautadas no apartidarismo, na administração democrática e na parceria. Além da participação dos prefeitos nas principais decisões, a AMM ainda conta com o apoio institucional da Assembleia Legislativa, Governo do Estado, Tribunal de Contas, entre outros segmentos representativos. A prestação de serviço de qualidade é uma das prioridades da instituição, que oferece aos municípios assessoria nas áreas técnica, administrativa, jurídica, contábil, de engenharia, comunicação, entre outros.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/41126/visualizar/