Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Sábado - 05 de Maio de 2012 às 08:05

    Imprimir


Divulgação

O promotor Alexandre Guedes ingressou com mais uma representação contra o Diário por propaganda eleitoral irregular. Esta é a segunda ação movida por ele contra o jornal, em razão de entrevistas realizadas com pré-candidatos a prefeito de Cuiabá.

Desta vez, a ação se refere a uma entrevista realizada com o empresário João Dorileo Leal (PMDB). Na semana passada, Guedes havia protocolado outra representação, por conta da entrevista com o também pré-candidato Francisco Vuolo (PR).

Ao longo dos últimos dois meses, o Diário tem publicado entrevistas semanais com os pré-candidatos a prefeito de Cuiabá, dando a todos o mesmo espaço. Neste final de semana, o entrevistado será o tucano Guilherme Maluf.

Para Alexandre Guedes, na entrevista, Dorileo “incutiu” nos eleitores a ideia de que seria mais apto para exercer o cargo público. Para o promotor, a entrevista não se trata de material jornalístico, mas de propaganda eleitoral.

Para embasar a ação, ele usou um acórdão do Tribunal Superior Eleitoral, de abril do ano passado, cujo relator é o ministro Joelson Costa Dias.

“Deve ser entendida como propaganda eleitoral antecipada qualquer manifestação que, previamente aos três meses anteriores ao pleito (...), leve ao conhecimento geral, ainda que de forma dissimulada, a candidatura, mesmo que somente postulada, a ação política que pretende desenvolver ou as razões que levem a inferir que o beneficiário seja o mais apto para a função pública”, diz o acórdão.

O promotor enxergou propaganda eleitoral extemporânea em três das respostas de Dorileo.

A direção do Diário reitera que não enxerga nas reportagens qualquer indício de propaganda eleitoral extemporânea, mas sim de jornalismo apartidário e imparcial.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/41077/visualizar/