Fotos da intimidade da atriz Carolina Dieckmann vazaram na internet.
Dieckmann decidiu enfrentar risco de exposição de fotos, diz advogado
Mesmo sendo vítima de chantagem para que fotos em que ela aparece nua não fossem divulgadas na internet, a atriz Carolina Dieckmann resolveu enfrentar a situação e os riscos de ter sua intimidade exposta.
“Mesmo com o desgaste da exposição, ela teve uma posição de enfrentar essa situação. A Carolina é uma cidadã responsável e está agindo com muita dignidade em toda essa situação. Esse caso é emblemático até mesmo pela imagem que ela representa”, afirmou o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro. Por meio de e-mails, o chantageador pediu R$ 10 mil à atriz.
De acordo com Castro – conhecido como Kakay, advogado criminalista que defende políticos como o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), alvo da CPMI do Cachoeira -, a atriz ainda está abalada, mas disposta a enfrentar a situação. “Não entrei em detalhes familiares, mas sei que ela está recebendo muito apoio da família, especialmente do marido”, destacou.
Ação cível
Assim que o responsável for identificado, segundo Castro, a atriz também pretende entrar na Justiça com uma ação na esfera cível. “Após a identificação do culpado por parte da polícia, com certeza entraremos com uma ação de reparação de danos”, disse o advogado, ressaltando que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é extremamente fácil identificar crimes dessa natureza. “Esses crimes deixam marcas. A polícia técnica tem condições de fazer esse levantamento”, afirmou.
Apesar do computador de Carolina ter passado por reparos há cerca de dois meses, o advogado prefere não levantar suspeitas em relação à responsabilidade do vazamento das imagens, da chantagem e da postagem na internet e aguardar conclusão da investigação policial.
No dia 23 de abril, a atriz revelou em sua conta no microblog Twitter a desconfiança de que alguém estivesse acessando o computador dela pela internet. Ela escreveu: "Tô (sic) sendo constantemente hackeada, sempre segunda-feira de manhã... Que estanho, viu? Tô de olho!!!".
O advogado vai entrar com duas ações nesta segunda-feira (7). Uma delas será inibitória, para impedir que as fotos continuem no ar, sob pena de os sites que as mantiverem pagarem multa diária de um valor a ser estabelecido. A outra ação será criminal, para apurar quem retirou as imagens do computador de Carolina e as colocou no ar.
Kakay afirmou ainda que os sites que publicaram as fotos poderão ser responsabilizados, mas ele espera que, com a abertura do inquérito, os sites se “sensibilizem” e retirem as imagens.
A atriz deverá prestar depoimento na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), no Rio de Janeiro. As investigações deverão ser conduzidas, segundo informou o advogado, pelo delegado Gilson Perdigão. A intenção de Kakay é marcar o depoimento com “maior urgência possível, porque as coisas todas são muito graves”, explicou Kakay, ressaltando que estará com o delegado somente na segunda pois, como a DRCI é uma delegacia especializada, não funciona nos finais de semana.
O advogado lembra que Carolina Dieckmann nunca quis posar nua, apesar de já ter recebido diversas ofertas. “Ela nunca quis posar nua, então isso é um crime sob todos os aspectos. É uma ofensa a intimidade, no caso dela agravadíssima por ter o filho de 4 anos de idade”, disse.
Comentários