O nadador americano Eric Shanteau, que superou a luta contra o câncer após a Olimpíada de Pequim, em 2008, agora briga por vaga na equipe de natação dos Estados Unidos nos Jogos de Londres.
A história de Shanteau é de muita coragem e superação. Menos de uma semana antes da seletiva para os Jogos de Pequim, ele descobriu que tinha um câncer testicular. Uma cirurgia foi recomendada de forma imediata, mas ele preferiu esperar, e conseguiu estar presente na Olimpíada. Lá, ele fez seu melhor tempo na carreira em sua única prova, os 200 m peito, mas não chegou à final. Seu pai, Richard Shanteau, teve câncer de pulmão no mesmo ano e, depois de acompanhá-lo na competição, morreu dois anos depois, em 2010.
Depois que retornou de Pequim, Shanteau submeteu-se à cirurgia de remoção dos testículos após consultas com especialistas na Fundação Lance Armstrong, onde aprendeu mais sobre a doença e conheceu o ciclista que dá nome a entidade. Depois disso, tomou uma decisão ousada: não enfrentou sessões de quimioterapia, que reduziriam as chances de reincidência do câncer no primeiro ano de cerca de 40% para apenas 1%. O atleta explicou que a medida prejudicaria seu desempenho nas piscinas, o que foi decisivo para sua opção.
Contudo, o caminho trilhado pelo americano fez com que ele tivesse uma vida angustiante desde então. No primeiro ano após a cirurgia, Shanteau precisou passar por exames de câncer a cada dois meses. No ano seguinte, o intervalo entre os testes diminuiu para quatro meses. Atualmente, ele os enfrenta a cada seis meses.
Visando a Olimpíada de Londres, Shanteau está concentrado na Califórnia, junto à equipe do treinador Dave Salo, que conta com um grupo de potenciais nadadores para a competição, como o compatriota Brendan Hansen e o japonês Kosuke Kitajima, dono de quatro medalhas de ouro olímpicas. Antes disso, ele já havia treinado em Atlanta, Auburn e no Texas, de onde saiu para integrar o grupo atual.
Salo elogiou a postura de Shanteau, dizendo que não teve problemas com seu desempenho e que ele tem sido incentivado pelos recordes de Kitajima para chegar à Olimpíada. O nadador, satisfeito, se diz confiante, tanto por sua força física quanto por estar em um ótimo lugar.
Londres 2012 no Terra
O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.
Comentários