Trinta pessoas acusadas de fraude na Conta Única continuam "foragidas"
Trinta pessoas envolvidas no esquema de rombo na Conta Única estão sendo procuradas pela polícia fazendária e continuam foragidas da justiça desde o dia 3 de maio, quando foi deflagrada a Operação Vespeiro. Dos 15 presos, quatro já foram soltos e os outros 11 devem sair da cadeia à meia noite desta segunda (7), quando vence o mandado de prisão temporária, válido por cinco dias.
Segundo a promotora Ana Cristina Bardusco, que acompanha o caso, os mandados continam valendo até serem cumpridos ou revogados por decisão judicial.
Estão sendo procurados a mentora do esquema e ex-coordenadora da Conta Única, Magda Curvo, além dos terceirizados que trabalhavam sobe seu comando no setor, Edson Rodrigo Ferreira Gomes e Glaucyo Fabian Oliveira Nascimento Ota. Além do irmão da Magda, Silvan Curvo, e sua esposa Edilza Curvo, apontados como cooptadores dos "laranjas" esquema, além de outros beneficiados com a fraude.
O advogado Valber Melo impetrou um habeas corpus para garantir a liberdade do advogado Vicente Ferreira Gomes e sua esposa Albina Maria Auxiliadora Gomes, pai e mãe de Edson Rodrigo. Porém, o desembargador Manoel Ornellas negou a concessão da liminar e requisitou informações à Delegacia Fazendária no prazo de 10 dias e, em seguida, o Ministério Público Estadual (MPE) deverá se manifestar sobre o assunto.
Nesta segunda-feira (7) o advogado Eustáquio Inácio de Noronha Neto também impetrou HC para Edson Rodrigo, e o recurso já foi distribuído para a Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), sob a relatoria do desembargador Manoel Ornellas.
Até o momento, somente o colega de Glaucyo Fabian, Jamerson Kestring, e a ex-secretária adjunta do Tesouro, Avaneth Neves, haviam conseguido a revogação da prisão. Hoje, após serem ouvidos, Joanice Batista do Espírito Santos e Antonio Ricardino Martins da Cunha também foram liberados.
Conforme o delegado Rogério Modelli já havia adiantado para HiperNotícias, não foi feito o pedido de revogação da prisão dos acusados presos na Operação. Agora as buscas deverão se centralizar nos outros 30 que estão foragidos.
Os advogados tentam negociar com a polícia a apresentação de seus clientes sob a condição de que sejam liberados em seguida e outros buscam o Poder Judiciário para garantir a liberdade dos acusados de provocar um rombo de R$ 12,9 milhões na Conta Única do Estado.
Comentários