Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Internacional
Sexta - 11 de Maio de 2012 às 07:24

    Imprimir


O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu desculpas a Barack Obama por ter antecipado a discussão sobre o casamento homossexual poucas horas antes que o presidente americano se mostrasse favorável ao matrimônio de pessoas do mesmo sexo, nesta quarta-feira.

De acordo com fontes da Casa Branca consultadas pela imprensa americana, o pedido de desculpas aconteceu no salão oval da residência oficial do presidente, pouco antes da entrevista concedida à emissora de televisão ABC News.

No domingo, o vice-presidente havia dito que se sentia "absolutamente confortável" com o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A declaração causou uma pressão da opinião pública sobre Obama para que revelasse sua opinião sobre o tema, divulgada na quarta-feira.

"Minhas visões sobre as coisas estão evoluindo e hoje considero que casais do mesmo sexo deveriam poder se casar". O anúncio foi considerado histórico, visto que nenhum presidente dos Estados Unidos em mandato havia se manifestado positivamente sobre o tema.

Durante a entrevista à ABC, o presidente havia afirmado que Biden "passou do ponto" ao se declarar favorável, mas que o fez "com generosidade de espírito".

PESQUISA

Na terça (8), o Instituto Gallup divulgou uma pesquisa mostrando que 50% dos americanos apoiam o reconhecimento legal dos casamentos homossexuais, contra 48% contrários.

O apoio aos casamentos homossexuais varia muito em função do segmento social e ideológico. Enquanto 65% dos democratas e 57% dos independentes se posicionam a favor da legalização, só 22% dos republicanos aceitam.

Além disso, as diferenças surgem em função da religiosidade dos americanos, já que 88% dos cidadãos americanos sem identidade religiosa apoiam o casamento homossexual, mas os contrários ganham espaço entre os católicos (47%) e, sobretudo, nos protestantes (59%).

Apesar da escala nacional, os partidários superam os oposicionistas, em um ano em que os favoráveis ao casamento entre pessoas do mesmo sexo reduziram em três pontos. Em 2011, 53% dos americanos questionados eram a favor e 45% contra.

A enquete, realizada pelo instituto Gallup entre 3 e 6 de maio, perguntou a 1.024 pessoas de todos os estados do país a opinião sobre o tema. A pesquisa tem uma margem de erro de 3%. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/40308/visualizar/