Sorriso: Vereadores buscam informações sobre implantação do Samu
Os vereadores Profª. Marisa Netto (PSD), presidente da Câmara de Sorriso, Leocir Faccio (PDT) e Cledson de Assis - Cuia (PV) estiveram visitando a Secretaria Estadual de Saúde em busca de informações sobre a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Sorriso.
Em audiência com Haig Terzian, do setor administrativo do Samu, os vereadores falaram sobre a dificuldade que o Município enfrenta para fazer o atendimento às vítimas de acidente, por exemplo, por falta de viaturas.
Também expuseram que Sorriso foi contemplado em agosto passado uma ambulância de suporte básico e uma ambulância de suporte avançado para implantação do programa SAMU 192, porém, o serviço ainda foi disponibilizado.
Conforme Haig, para que o Samu seja implantado nas 16 cidades pólo em mato Grosso, é preciso que o Ministério da Saúde faça o repasse de R$ 5 milhões ao Estado, já que o serviço funciona através de parceria entre os governos federal, estadual e municipal. O dinheiro será aplicado na criação de uma Central de Regulação Única em Cuiabá que atenderá todas as unidades do Samu, inclusive, do Interior.
A previsão é de que esse montante seja liberado dentro de 60 dias.
Os municípios, em contrapartida, ficarão responsáveis pela contratação de equipes médicas, compostas por médico, enfermeiro e técnico em enfermagem.
Comentários