AMM e Governo do Estado renovam convênio na área técnica
O convênio de cooperação técnica entre a Associação Mato-grossense dos Municípios e o Governo do Estado foi renovado durante a abertura do 29º Encontro de Prefeitos Mato-grossenses, na sede da AMM. A parceria garante a manutenção de 12 profissionais na equipe técnica da instituição, ampliada na atual gestão para atender os municípios na elaboração de projetos.
O reforço foi fundamental para que a equipe pudesse desenvolver projetos que até então não eram elaborados devido à insuficiência de engenheiros e arquitetos. Um dos exemplos são os projetos de agroindústrias, e nas áreas de saúde e turismo, que representaram importantes inovações na prestação de serviço às prefeituras.
O primeiro convênio foi assinado em agosto de 2011 com o Governo Estadual, por meio da Casa Civil. A parceria gerou resultados que podem ser constatados nas estatísticas. O reforço da equipe gerou um aumento na produtividade, que triplicou em 2011 em relação a 2010. No ano passado foram elaborados cerca de 900 projetos. Em 2010 foram aproximadamente 250. A previsão para este ano é superar os 1.300.
Essa mudança representa efeitos práticos para as administrações municipais, que passaram a ter mais condições de captar recursos federais e estaduais, que muitas vezes retornavam para os cofres do Estado ou da União.
Além do convênio por meio da Casa Civil, o poder público estadual também contribui com a AMM por meio da orientação técnica de várias secretarias, que auxiliam a equipe com informações e esclarecem dúvidas para otimizar a elaboração de projetos em várias setores.
Comentários