Dois membros da polícia afegã abriram fogo contra soldados britânicos que estavam servindo como seus mentores no sul do país, matando dois deles, afirmou neste domingo o Ministério da Defesa britânico.
O tiroteio ocorreu no sábado em Lashkar Gah, na província de Helmand, e foi o mais recente de uma série de ataques por membros dos serviços de segurança do Afeganistão contra tropas estrangeiras, aumentando a pressão sobre alguns países da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para se retirarem da nação.
"Servindo como parte do time de conselheiros, os homens estavam fazendo a segurança de um encontro de autoridades locais quando foram alvejados e mortos por membros da força policial afegã", afirmou o Ministério da Defesa em comunicado.
O secretário de Defesa britânico, Philip Hammond, disse à BBC que um dos homens que abriram fogo foi morto, enquanto o outro escapou.
As forças da Otan que prestam serviço no Afeganistão confirmaram que dois "indivíduos" vestindo uniformes da polícia afegã apontaram suas armas contra as forças de coalizão e mataram dois.
Cerca de 410 britânicos foram mortos no Afeganistão e muitos outros feridos desde o início da intervenção militar liderada pelos Estados Unidos, em 2001. A Grã-Bretanha tem cerca de 9.500 soldados no país, e deve retirar 500 deles até o fim do ano. A Grã-Bretanha planeja repatriar todos os militares até o fim de 2014.
Comentários