A maioria dos atendimentos realizados pela 12° zona foram referentes a transferência de título eleitoral
Campo Verde registra o último atendimento do estado
A quase uma semana do fim do período de regularização dos eleitores junto a justiça eleitoral, os cartórios eleitorais divulgam o balanço das operações feitas até o último dia nove.
Os cartórios estavam trabalhando em regime de plantão entre os dias primeiro e nove de maio, o horário de funcionamento era das 09:00 às 18:00 horas, também nos feriados e fins de semana.
A medida foi tomada a fim de atender a alta demanda de operações que necessitavam ser realizadas nesse ano eleitoral, porém muitas pessoas deixaram para fazer sua regularização no último dia, o que causou tumulto. O cartório eleitoral de Campo Verde realizou seu último atendimento as 01:40 horas, já do dia 10/05, esse foi o último atendimento registrado no estado. “Como as senhas já tinham sido distribuídas tínhamos que atender até a última, quase duas horas da madrugada” relata Sheila Amorin Donadon, chefe de cartório da 12° zona de Campo Verde, que retornou ao seu posto na quinta feira, dia 10, após um período de licença e férias. Na sua ausência a responsável pelo cartório era Ozeni Vicente da Silva.
Segundo dados do Portal Corporativo do Tribunal regional Eleitoral de Mato Grosso, em todo o estado foram realizados 18.761 atendimentos, apenas no último dia para regularização. Entre os dias dois e nove de maio foram feitas 63.777 operações.
Nas cidades de Campo Verde, Acorizal, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães, Jangada, Santo Antonio do Leverger, Vale do São Domingos e Ponte Branca, os atendimentos foram mais demorados devido ao cadastramento biométrico de cada eleitor. Nesse cadastramento é necessário registrar as dez digitais do eleitor, bem como tirar uma foto de seu rosto, com essa medidas o tempo de atendimento a cada cidadão triplica, porém o banco de dados se torna mais confiável.
Conforme informações cedidas pela chefe de cartório Sheila Amorin, da 12° Zona eleitoral, que atende as cidades de Campo Verde e Dom Aquino, foram registradas entre os dias primeiro e nove de maio um total de 1084 operações, sendo: 341 alistamentos, 446 transferências, 286 revisões de título eleitoral e 11 pedidos de segunda via. O maior número de atendimentos foram relacionados a transferências de títulos eleitorais de outros municípios para Campo Verde, mas não é possível especificar de quais cidades vieram os títulos transferidos.
Esses números são somadas dos registros das cidades de Campo Verde e Dom Aquino. A sede da 12° zona fica na cidade Campoverdense, mas há um posto na cidade vizinha onde são feitas operações básicas como alistamento e transferências, demais atendimentos são realizados na sede. Atualmente o juiz eleitoral Da 12° zona é Renan Carlos Leão Pereira do Nascimento, porém sua gestão está se acabando e nos próximos meses o Juiz Gilberto Bussiki, assume à frente da 12° zona para o próximo biênio.
Comentários