Presos de Juína agora tem Consultório Odontológico
Foi inaugurado na tarde desta sexta-feira (18) na Cadeia Pública de Juína, um consultório odontológico que vai beneficiar pelo menos 120 reeducandos. O consultório pertence à Associação de Proteção e Assistência aos Detentos (APAD), que funciona como apoio na ressocialização dos presos, desde 2001.
A associação é presidida pelo pastor Marcos Nass da Igreja Presbiteriana, que doou parte dos materiais como a cadeira do consultório. A associação por sua vez com recursos próprios também adquiriu outros equipamentos. “A associação hoje fabrica cabos de vassoura, bloquetes de cimento e os recursos com a venda desse material é revertido para os próprios reeducandos” – contou Nass.
A cerimonia de inauguração contou com a participação do prefeito Altir Peruzzo e o juiz Gabriel da Silveira Matos. O magistrado destaca a importância do consultório para a Cadeia. “Antes era mais complicado, pois o transporte do preso é arriscado e muito caro e, além disso, gera constrangimento para a sociedade” – explicou.
Elizandra Preto é a dentista que vai atender os reeducandos. Ela conta que após passar pelo concurso público, foi necessário também participar de cursos de preparação. “Tem toda uma técnica e os atendimentos serão feitos com a presença de um agente penitenciário” – adiantou.
Para o diretor interino da Cadeia Roberval Ferreira, o consultório é um avanço para a cadeia e com isso, a comunidade também será beneficiada. “A gente precisava levar os presos com escolta e isso se tornava muito complicado. Com esse investimento, as vagas até então ocupadas pelos detentos fora da cadeia, vão continuar sendo da comunidade que também precisa do atendimento” – lembrou.
Comentários