Até o domingo (20) a cidade de Ribeirão Cascalheira, a 893 km de Cuiabá, sedia a quarta edição da feira agropecuária, a Exporica. O município está localizado no Araguaia mato-grossense, uma região que é considerada a fronteira agrícola do estado. A cidade já senti os efeitos desta oportunidade, pois parte das áreas que antes eram destinadas à pecuária agora está sendo ocupada para a produção de grãos.
Na safra 2011/12 foram plantados no município 42 mil hectares somente de soja. A expectativa é que no próximo ciclo a área destinada à oleaginosa aumente mais 18 mil hectares, chegando a 60 mil hectares, conforme o presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Cascalheira, Ivo Cabral de Menezes.
O dirigente explica as razões da migração da pecuária para a agricultura. "Essa mudança começou em 2005. Muitos produtores estão envelhecendo e não conseguem cuidar do gado da mesma forma que antes. Alguns arrendaram as terras ou passaram a cultivar o grão", disse ao G1.
De 23 milhões de toneladas de soja que deverão ser produzidas em Mato Grosso na safra 2012/13, aproximadame 131 mil toneladas devem sair de Ribeirão Cascalheira, estima o sindicato. A produtividade no município chega a 52 sacas por hectare.
"Temos uma área aberta de 400 mil hectares. Estimamos que metade desta área deve ser ocupada somente pela soja nos próximos anos", complementou Ivo de Menezes.
Recuo
Apesar da transição verificada na produção do município, Ribeirão Cascalheira ainda detém um plantel com mais de 300 mil cabeças de gado, segundo o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea). Assim como os demais municípios do Araguaia, é um dos fornecedores de bezerros às cidades vizinhas e até mesmo para outros estados, a exemplo o Goiás que sozinha compra 31% dos animais disponíveis na região.
Outra cultura que está em baixa no município é a produção de banana. "Após a notícia que a doença broca-do-rizoma havia se espalhado nas lavouras da cidade muitos produtores desistiram. Nós já tivemos uma produção expressiva", observou Ivo de Menezes.
Exporica 2012
O evento terá exposições de tecnologia para a criação de animais e de maquinas de alta tecnologia para a produção de grãos, além de circuito de rodeio e shows regionais.
Comentários