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Cidades
Quinta - 14 de Novembro de 2013 às 10:48

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Em palestra, o dono de diversas unidades da rede do restaurante Bob’s em Santa Catarina, Célio Salles, destacou que o cenário de falta de mão de obra, não só especializada, pode ser uma oportunidade para bares e restaurantes se sobressaírem no mercado. Para Salles, pelo fato de a mão de obra ser um problema que atinge a todos, quem consegue manter um bom quadro de funcionários pode se diferenciar da concorrência. A palestra foi realizada na quarta-feira (13.11) durante o 18º Encontro Regional da Abrasel, em Cuiabá.

“Há que se diferenciar o que é minha deficiência, e o que é deficiência de todos, e se é de todos não é mais dificuldade, é regra do jogo. Assim, quem lida melhor com esta questão se posiciona melhor no mercado”, disse Salles. O empresário destacou ainda que não existe fórmula certa para atrair e manter colaboradores de confiança a longo prazo. Para ele o processo se inverteu há alguns anos, e não é mais a empresa quem escolhe seus trabalhadores, mas sim os trabalhadores que escolhem onde querem trabalhar.

Quatro questões estão envolvidas de maneira fundamental do ponto de vista de empresas que passam por falta de mão de obra: atrair, integrar, reter e desenvolver. É preciso que as vagas em aberto sejam divulgadas amplamente, que se integrem os novos colaboradores às equipes, que se sejam oferecidas vantagens para que o trabalhador se sinta bem com o trabalho, e também que este trabalhador se desenvolva dentro da empresa para que ele se torne mais eficiente e suba de cargo ou posição.

Manter qualidade do produto é fundamental para manter os clientes

Em outra palestra, o chef Edson de Souza destacou que entre os três principais fatores que mantém o cliente satisfeito – a comida, a ambientação e o serviço, o primeiro ainda é o mais importante. “O turista que vem a uma cidade que vai ser sede da Copa do Mundo, o cliente, ele quer comida boa, e sem ingrediente bom não se faz comida boa. Ela é a mais simples, mas é a mais difícil de fazer”, disse o chef.Para ele, o dono de um restaurante pode ser encarado com um artista que tem vários palcos, as mesas, em que ele se apresenta, e se for mal em um, acaba o show. É preciso ter padrão nos pratos do restaurante.

 






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