Cientistas da Universidade de Berkeley nos Estados Unidos criaram uma tecnologia que pode permitir que você recarregue o celular com energia gerada na sola de seu calçado enquanto você anda. Isso é possível por conta de um tipo especial de vírus que, quando submetido a pressão, gera energia elétrica.
Até aqui, produtos que geram eletricidade quando submetidos a pressão mecânica usam elementos altamente tóxicos e costumam custar caro. Com o uso de um vírus, o M13, um devorador de bactérias inofensivo aos seres humanos, a ideia é reduzir custos e criar uma tecnologia que não seja tão danosa ao meio-ambiente.
Vírus possuem uma característica muito importante. Eles se multiplicam em taxas elevadas e a velocidades impressionantes. Por conta disso, quem usar um sapato com o M13 no solado pode ter a convicção de que nunca ficará sem carga no celular, uma vez que os vírus estarão em processo constante de multiplicação. Outra característica interessante do M13 é sua disposição em organizar-se em redes lineares, o que facilita o processo de captação da eletricidade.
Evidente que uma colônia de vírus não é uma fonte de energia exatamente competitiva quando o parâmetro é o conforto da tomada de sua casa, mas os cientistas avaliam que com aprimoramento genético, podem condicionar novas gerações do M13 a gerar mais energia. Em testes realizados neste estágio da pesquisa, observaram que uma organização de 20 camadas do vírus, foi capaz de gerar energia suficiente para alimentar um pequeno sensor e ligar uma tela de LCD.
No vídeo abaixo, você vê o resultado destes testes:
Via Extreme Tech e Nature
Comentários