Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Domingo - 20 de Maio de 2012 às 21:48

    Imprimir


campanha de prevenção ao glaucoma (Foto: Divulgação/AMO)

Exames serão realizados gratuitamente em Cuiabá
(Foto: Divulgação/AMO)

Mil pessoas devem ser atendidas em Cuiabá no mutirão de orientação e exames gratuitos durante a campanha de prevenção ao Glaucoma. A 9ª edição do evento será realizada no Hospital Universitário Júlio Müller, na capital, no dia 26 de maio, quando é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. Em Cuiabá, a ação será coordenada pela Associação Mato-grossense de Oftalmologia (AMO) e ocorrerá das 8h às 12h com a participação de 45 voluntários, entre médicos, enfermeiros e estudantes.

A consulta médica que será realizada no dia 26 vai verificar a pressão ocular e do nervo ótico dos pacientes. Este procedimento diagnostica a incidência ou os riscos de ocorrência do glaucoma. O público também receberá orientação sobre a doença por meio de palestras e folhetos. “O melhor tratamento é a prevenção. As pessoas precisam fazer o exame médico periódico para descobrir se têm ou não chances de contrair o glaucoma, se estão ou não no perfil de população de risco", explicou Maurício Donatti, presidente da AMO.

Ele ressaltou ainda que o glaucoma é o responsável pela maior causa de cegueira irreversível no mundo. Segundo Donatti, a doença deve ser diagnosticada na fase inicial para que seja tratada quando a visão ainda não foi comprometida. "Por isso essa campanha é tão importante e ocorre essa mobilização nacional todos os anos, pois os doentes não apresentam sintomas, podendo perder até 60% da capacidade de enxergar sem perceber qualquer mudança”, completou.

De acordo com a AMO, no ano passado, cerca de mil pessoas receberam atendimento durante a campanha e foram registrados 69 diagnósticos com alterações na pressão ocular e no nervo ótico. Todas as pesosas foram orientadas a buscar atendimento na rede pública de saúde.
 





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/39638/visualizar/