PR começa a avaliar substitutos para Vuolo; secretário se afasta em julho
Com a saída de Francisco Vuolo da secretaria de Logística Intermodal de Transporte no dia 7 de julho para disputar a prefeitura de Cuiabá, o PR se prepapara para indicar um sucessor. As negociações entre lideranças republicanas e o governador Silval Barbosa (PMDB), conforme o pré-candidato, devem ter início esta semana. O partido teve sua participação no staff diminuida, a começar com a queda de Eder de Moraes da Secopa.
Para evitar um enfraquecimento ainda maior a sigla já estuda nomes que tenham perfil para substituir Vuolo e fazer indicação a Silval, antes que o governador decida sozinho os rumos da pasta. Segundo Vuolo, o sucessor deve ter grande poder de articulação política para conseguir trânsito em Brasília, além de algum conhecimento técnico de logística, uma vez que terá que discutir questões e projetos pontuais.
“Essa é uma pasta estratégica que necessita de um secretário com essas características, para que tenha condições de dar continuidade aos projetos. Estamos procurando alguém com esse perfil, tem alguns nomes pensados, mas nada ainda foi oficializado ao governador”, ponderou Vuolo, em visita ao RDNews.
Ele ponderou que quem decide o nome do novo de seu substituto é o peemedebista, mas que os republicanos não deixarão de indicar nomes. Vuolo também disse não encarar a saída de Eder do staff de Silval como uma perda de espaço para os republicanos no Governo. Ele disse entender a necessidade do governador de fazer a mudança e avaliou que o PR faz parte do processo de governabilidade. "Vemos isso com bons olhos. O propósito é comum: um Mato Grosso melhor", declarou.
Ações
Como sempre moderado, Vuolo defendeu o Governo Silval em relação às reclamações dos prefeitos acerca dos problemas de logística do Estado. O secretário pontuou que governador tem ido a Brasília quase todas as semanas para cobrar resultandos de obras importantes como as BRs 163, 156, 242 que cortam o Estado de Leste a Oeste, entre outras.
Segundo ele, Silval também faz o possível para concretizar o projeto da Ferrovia Cuiabá/Santarém, que poderá ter investimento em torno de R$ 10 bilhões a R$ 15 bilhões. Ele salientou ainda que o governador tem lutado a favor da FICO (Ferrovia Centro-Oeste) junto ao governo federal, tendo conseguido garantir a licitação para o ano que vem.
Outra luta do Governo seria pela Hidrovia Paraguai/Paraná, que foi alvo de uma ação do Ministério Público que tem sido um empecilho para sua conclusão. Conforme Vuolo, o governo tem lutado para firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a instalação do porto de Morrinhos, obra que deve fortalecer a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres.
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