Nova Mutum: R$ 12 milhões investidos em escola profissionalizante
A escola terá 3.800m² de área construída, em três blocos, sendo classificada como de nível 2, ou seja, de porte médio, com capacidade para atender 1.000 alunos/dia, nos três períodos. A área de 13,5 mil m² foi cedida pela prefeitura, com o aval da Câmara de Vereadores e fica ao lado da escola Caminho do Saber, bairro Colina II. "A condição para a doação, efetivada em outubro passado, era de que a escola fosse construída em cinco anos, mas a demanda fez com que antecipássemos nossos planos", explicou Gilberto.
De acordo com Gilberto, 56 municípios de Mato Grosso pleiteavam a instalação de uma escola, mas Nova Mutum foi o escolhido. "A visível perspectiva de crescimento do setor industrial, a existência de grandes e modernos complexos industriais já instalados e o alinhamento de objetivos entre executivo e legislativo, no que se refere à disponibilização da área, foram apenas alguns dos fatores que contribuíram para a tomada da decisão", explicou. Hoje, o Senai tem oito escolas instaladas no estado.
"Dia após dia, Nova Mutum recebe novos investimentos empresariais e ainda somos muito carentes na disponibilização de mão de obra qualificada. Muitas vagas disponíveis em nosso mercado de trabalho ainda acabam sendo preenchidas por pessoas de outras regiões do país. Queremos inverter esse quadro e dar cada vez mais oportunidade para os mutuenses. A escola da Senai virá para reforçar esse objetivo", disse o prefeito Lírio Lautenschlager.
As negociações para que a parceria fosse concretizada iniciaram em 2009 e foram intermediadas pelo secretario municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Oduvaldo Lopes Ferreira. "A presença da escola é inclusive um atrativo para a implantação de novos investimentos industriais em Nova Mutum. O empresário precisa de mão de obra qualificada e o Senai vai oferecer isso, aqui", reforçou.
O Senai já atua no município através de convênios com prefeitura. Em 2011, foram repassados R$ 70 mil. A instituição disponibiliza os instrutores, os materiais e as unidades móveis, enquanto o município providencia o espaço físico e mobiliza as inscrições dos alunos. No ano passado, foram cerca de 240 pessoas atendidas. Entre os cursos estavam costura industrial, comandos elétricos, auxiliar administrativo, financeiro e contábil, panificação e confeitaria e eletricista predial, além de auxiliar de departamento pessoal.
(fotos: assessoria)
Comentários