Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Educação
Quarta - 23 de Maio de 2012 às 08:30

    Imprimir


Será encaminhada  nesta quarta-feira, 23, a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa a proposta de criação da Casa Estadual do Estudante. A proposta  foi idealizada pelo Diretório Central de Estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso. Uma vez executado, a Casa  possibilitará moradia aos estudantes de baixa renda da UFMT e Instituto Federal de Educação de Mato Grosso  e  aos bolsistas do PROUNI da Universidade de Cuiabá, Universidade de Várzea Grande, entre outras.

Para atender a demanda, a Casa Estadual do Estudante teria 200 vagas. Segundo o vice-presidente da Casa do Estudante da UFMT, Caiubi Kuhn, a medida auxiliaria muitos estudantes de baixa renda durante a graduação e pós graduação. Essa proposta foi apresentada a Secretaria de Cidades, Secretaria de Educação, Associação Matogrossense dos municípios, Universidade Federal de Mato Grosso e agora começa a ser discutida na Comissão de Educação da AL.

O ativista estudantil destacou que a educação é um direito de todos os cidadãos brasileiros e por isso deve ser assegurada as condições básicas para acesso e permanência nas instituições de ensino superior do estado de Mato Grosso. Ele lembrou que as instituições de ensino superior não são realidade em todos municípios do Estado e que muitas vezes necessário que os estudantes mudem de uma cidade para outra para cursar um curso superior.

Caiubi  frisou que este tipo de politica de inclusão social deveria ser assegurada em todas as cidade polos de Mato Grosso. “É necessário que façamos esta discussão também em outros municípios do Estado para assim possibilitar o ensino superior para os estudantes de baixa renda” - disse. Segundo ele, a Casa Estadual do Estudante poderia ser viabilizada através de emendas parlamentares.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/39355/visualizar/