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Política
Quarta - 23 de Maio de 2012 às 09:34

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Aconteceu nesta terça-feira (22) a audiência pública sugerida pelo deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), para debater a importância da inclusão de eclusas nas hidrelétricas do Rio Teles Pires.
A audiência aprovada na Comissão de Viação e Transporte foi fundamentada em documentos recebidos da sociedade civil organizada onde relatavam irregularidades nas edificações e implantações de hidrelétricas em Mato Grosso.

Tais irregularidades atentam contra a proteção do meio ambiente, os interesses econômicos da região e a aplicação dos recursos públicos.  Segundo estudos realizados, a construção das hidrelétricas prejudica o fluxo por meio das hidrovias.

Atualmente com a utilização dos rios como meio de locomoção, existe um percentual superior a 90% de economia aos cofres públicos além de minimizar os prejuízos ao meio ambiente com duplicação ou construção de novas estradas.

Para Nilson Leitão a importância das hidrelétricas é indiscutível, porem é necessário que as eclusas sejam incluídas no projeto para que a trafegabilidade nas hidrovias seja mantida.
“Nós queremos o desenvolvimento do Brasil, economizar custos e diminuir riscos de morte nas rodovias, mas acima de tudo discutir as questões ambientais. Na Europa os ambientalistas exigem que o transporte seja por hidrovias e investem trilhões de euros, enquanto aqui, andamos na contramão. Um pais totalmente sem logística” defende.

Dados apresentados pelo presidente da Companhia Hidrelétrica Teles Pires mostram que os gastos com a construção das eclusas simultânea as hidrelétricas terá a economia de 7%, enquanto a construção posterior será 30% mais cara.
“A intenção do consórcio responsável é que as eclusas estejam incluídas no projeto, depende apenas dos estudos ambientais”, diz Luiz Ramires.

Leitão disse que o debate não é de interesse apenas do povo brasileiro, mas também do governo. “Eu defendo que o setor privado se una aos setores do governo federal em um corpo único para defender os interesses, não só a economia do país como do povo brasileiro. Se está provado que é 80% ambientalmente favorável ao Brasil e reduz os acidentes de uma forma significativa, de quem é o interesse em não equipar as hidrelétricas com as eclusas?”, questiona.

Para debater o assunto estavam presente o Diretor-Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes, Jorge Ernesto Pinto Fraxe; o Superintendente de Regulação da Agência Nacional de Águas, Francisco Lopes Viana; o Superintendente de Gestão e Estudos Hidroenergéticos da ANEEL, Odenir José Dos Reis; o Diretor-Geral em exercício da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Tiago Pereira Lima; o Diretor Substituto da Diretoria de Licenciamento Ambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis, Eugênio Pio Costa; o Presidente da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, Luiz Claudio Ramirez Nunes; o Presidente da Associação Comercial e Empresarial de SINOP/MT, Mauro Muller e o Coordenador Executivo do Movimento Pró Logística de Mato Grosso, Edeon Vaz Ferreira.
 





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