Sicoob tem 2,4 mil associados, cria agências e cresce em MT
O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) é composto por cooperativas singulares e centrais de crédito. A associação de todos estes fatores resulta num crescimento significativo da cooperativa em todo Mato Grosso, gerando rendas e muitas oportunidades.
O presidente do Sicoob Múltiplo, Ricardo Lima, garante que desde quando a empresa foi fundada em Mato Grosso, há 10 anos com um capital de R$ 20 mil, o planejamento estratégico mudou. A princípio, a ideia era atuar em setores segmentados. “A gente percebeu a necessidade de ampliar os nossos horizontes e começamos a pensar numa maneira de mudar isso”.
Segundo o presidente, a Sicoob Múltiplo é apenas uma das 12 cooperativas que existem em todo Estado.
Ele explica que elas são controladas pela central MT/MS. “Elas estão espalhadas em Rondonópolis, Primavera do Leste e Barra do Garças”, explica, frisando que a cooperativa pretende atuar no Norte do Estado. A região do bairro Pedra 90, em Cuiabá, também irá se beneficiar com uma agência para atender as demandas. Para o presidente, a implantação de uma filial no bairro irá facilitar a rotina dos moradores, que atualmente, se deslocam até o centro para efetuar pagamento de boletos e realizar transferências bancárias.
Pensando em atuar cada vez mais perto das necessidades da população, a entidade criou a Fundação Sicoob de Previdência Privada (Sicoob Previ), uma entidade fechada de previdência complementar, também chamada de fundo de pensão pelo mercado, que tem o objetivo de atender às demandas das cooperativas de crédito. Como a entidade não objetiva o lucro, está absolutamente em sintonia com o espírito do cooperativismo, o que possibilita mais benefícios aos participantes que aderirem aos planos. "Em Mato Grosso o crescimento foi imensurável. Estamos confiantes que logo, logo vamos trazer mais novidades", finaliza Ricardo.
História
A trajetória de sucesso do Sicoob começou em Cuiabá com 60 associados e logo se expandiu para Várzea Grande. A primeira unidade foi implantada na avenida Couto Magalhães. Com o passar do tempo e o aumento de associados, a cooperativa começou a atender mais pessoas. Atualmente, o capital da cooperativa está estimado em R$ 5 milhões, com 2,4 mil associados. “É um crescimento bastante importante que veio como resultado de um trabalho forte”, garante Ricardo Lima.
Comentários