Participação de Olivier Anquier encerra o 18ª Encontro Regional da Abrasel
A simpatia e bom humor do chef e apresentador Olivier Anquier foi destaque durante o encerramento das atividades do 18º Encontro Regional da Abrasel. A palestra “10 anos de viagem em busca da culinária brasileira” contou parte da trajetória e das descobertas do chef durante suas viagens pelo programa Diário de Olivier, do canal GNT.
Quando chegou ao Brasil em 1979, teve como destino o Rio de Janeiro, que junto com a Amazônia são os roteiros mais visados pelos turistas, segundo o próprio. A falta de domínio do idioma português foi uma das primeiras dificuldades sentidas pelo francês, mas isso não o desanimou.
Sua beleza logo chamou a atenção e em seguida iniciou uma carreira de modelo internacional, que o levou de volta para a França durante quatro anos. “Eu sentia muita falta do Brasil nessa época. Tanto que quando tirava férias, eu viajava de volta e matava a saudade”, relembrou Anquier.
Voltando ao Brasil alguns anos depois, decidiu abrir seu primeiro restaurante após viajar o litoral brasileiro, e se instalou na praia de Jericoacoara (CE). Nessa época, o chef contou que já sabia cozinhar por influência de sua família, que sempre gostou de sentir o prazer de degustar bons alimentos.
“Em alguns lugares da Europa, a exemplo da França, o prazer de comer está também nas compras do mercado, na mistura dos ingredientes e na companhia da família. Por ser um lugar frio, os locais de reunião eram em volta dos fogões a lenha na cozinha”, contou o francês.
Dois anos depois resolveu montar um restaurante em Florianópolis, que lhe rendeu ainda mais experiência. E logo teve uma reviravolta que mudou toda sua vida: sua filha Giulia estava a caminho.
Sua primeira experiência em televisão foi no programa Forno, Fogão e Cia da TV Record. O chef conta com muito bom humor que ainda não tinha jeito diante das câmeras. Mas logo ganhou experiência e se destacou nacionalmente como chef.
Mas foi no programa “Diário de Olivier” que ele realmente encontrou o que procurava desde que chegou no Brasil. “Quando era pequeno ouvia falar do Brasil e imaginava coisas que só fui encontrar durante minhas viagens pelo programa. Posso dizer que conheci a essência do Brasil e dos brasileiros durante esse período”, relembrou.
O chef continua no ar com o programa Cozinheiros em Ação, do canal GNT, uma disputa entre chefs de diversos lugares do país. Mas sua paixão pelas viagens e sua curiosidade, traço marcante de sua personalidade, continuam intactos.
“A curiosidade é a ferramenta mais importante e valiosa que podemos ter na vida. Hoje tenho 33 anos de Brasil, mas a minha curiosidade me leva a querer conhecer muito mais”, completou Olivier Anquier.
O 18º Encontro Regional da Abrasel é uma realização da Associação Nacional de Bares e Restaurantes que conta com a parceria do Sebrae-MT, Senac-MT e da UNIC.
Comentários