Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Economia
Sábado - 26 de Maio de 2012 às 21:18

    Imprimir


Manifestantes do Greenpeace, que na manhã deste sábado (26) bloquearam pela segunda vez um navio que faria um carregamento de ferro-gusa no porto de Itaqui, em São Luís (MA), encerraram o protesto por volta das 15h30.

Segundo a organização, o impasse foi solucionado após a intervenção do vice-governador do Maranhão, Washington Luiz de Oliveira, que se comprometeu a conduzir uma negociação com as indústrias de gusa da região.

O encontro, de acordo com o Greenpeace, ocorrerá em São Luís nesta segunda-feira (28) e terá a participação de representantes da indústria, dos Ministérios Públicos Estadual e Federal do Maranhão, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e da organização.

A Folha não conseguiu localizar na tarde deste sábado o vice-governador Oliveira para confirmar a informação.

O objetivo desse encontro, segundo os ativistas, é obrigar as indústrias de gusa a se comprometer a não ter entre seus fornecedores carvoarias ilegais que atuam no Estado.

Nesta semana, a Viena Siderúrgica, que contratou o navio bloqueado para transportar 31 mil toneladas de gusa, afirmou que seu produto é "gerado com carvão vegetal de origem legal".

No último dia 14, o Greenpeace divulgou um relatório que aponta que a cadeia de produção de ferro-gusa no Pará e no Maranhão utiliza madeira extraída ilegalmente de madeireiras que utilizam trabalho análogo ao escravo e que invadem terras indígenas.

Leia o relatório do Greenpeace na íntegra clicando aqui






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/38936/visualizar/