Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sábado - 16 de Novembro de 2013 às 11:07

    Imprimir


A Arena Pantanal não preocupa o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL) e se houver atraso de um ou dos meses na entrega, a Fifa tratará a questão com bom senso e não deve dar nenhum ‘puxão de orelhas’ em Cuiabá. Foi o que deixou claro o gerente de comunicação do COL, Nélson Ayres que na manhã desta quinta-feira (14) fez uma apresentação sobre os preparativos do Brasil para o Mundial a jornalistas da capital no auditório da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa).
 
Como vem fazendo nas demais sedes da Copa, Ayres fez exposição em data show dos trabalhos realizados pelo COL e teve um bate-papo com jornalistas. Ele ainda esclareceu sobre as ações de mídia, obras nos estádios e mobilidade urbana visando o grande evento do próximo ano. A visita faz parte do cumprimento do protocolo de aproximação do COL junto a meios de comunicação das cidades que receberão jogos do Mundial.
 
A Fifa e o COL esperam a entrega da Arena Pantanal até o dia 31 de dezembro deste ano, conforme cronograma acordado junto com o Governo do Estado. Porém, o governador Silval Barbosa admitiu, no mês passado, quando ainda havia o impasse em torno da aquisição das cadeiras, um atraso entre 10 e 15 dias na conclusão. Na entrevista coletiva da última quarta-feira, quando fez a apresentação do primeiro trem do VLT, Silval retrocedeu e garantiu que não haverá atraso.
 
As obras na Arena Pantanal já estão em fase de acabamento. A estrutura da cobertura já foi erguida na totalidade e as primeira telhas já estão sendo colocadas. O acabamento externo também segue com a instalação de policarbonato alveolar na fachada metálica (fase que antecede à aplicação da membrana perfurada que irá envolver a lateral do estádio). No próximo dia 24 – e não no dia 20 como chegou a ser noticiado –, terá início o plantio da grama. Até o final do mês começa a instalação das cadeiras que já estão sendo fabricadas pela Kango Brasil.
 
Com mais de 1.600 operários trabalhando a todo vapor, a obra da Arena Pantanal ainda inspira desconfiança sobre o prazo de entrega. Técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) afirmaram no mês passado que só mesmo com muita celeridade o estádio ficará pronto dentro do cronograma estabelecido.
 
Ao falar sobre as obras da Arena Pantanal, o gerente de Comunicação do COL, Nélson Ayres ressaltou não ter qualquer preocupação. “Sabemos que ficará pronto com boa folga para a Copa do Mundo. Se houver um atraso de dois ou até três meses, será compreensível e tanto COL quanto a Fifa terão bom senso pois compreendem a complexidade da obra”.
 
Ayres lembrou do caso da Arena das Dunas, em Natal que chegou a ser a principal preocupação da Fifa. “Houve muito receio da Fifa sobre essa obra, mas hoje, vejam que ela já está quase 100% concluída”, disse o representante do COL que, ao falar sobre atrasos, lembrou a matéria da Veja, circulada em 2012, apontando que alguns dos estádios da Copa ficariam prontos em 2050. 
 
“Muitos acreditaram e houve forte preocupação. Os casos de atrasos das arenas de Cuiabá, Manaus e Curitiba foram muito questionados. No entanto, após analisar essas construções, concluímos que está tudo muito bem encaminhado. Até o final do ano essas obras estarão entregues ou muito próximas da conclusão. A situação é tranqüila. Cuiabá não corre qualquer risco. Os torcedores podem comprar os ingressos esperar que os jogos acontecerão na Arena Pantanal em junho de 2014”, acrescentou o gerente de comunicação do COL.
 
Sobre a instalação da TI (iluminação, sonorização, telões, placar eletrônico e todo o sistema de comunicação), Nélson Ayres afirma que é natural essa etapa demorar . “A expectativa é de que a parte física do estádio, por conta da construtora, fique pronta em dezembro. Por conta do tratamento da grama que exige até 90 dias para dar condições ao campo, é possível que em fevereiro o estádio já possa receber jogos e outros testes. Mas, a instalação de TI pode prosseguir até março ou abril de 2014. Entretanto, a Arena Pantanal, assim como os demais estádios da Copa, só deverá ficar pronta para a Copa um mês antes do evento, quando já deverá estar com seu centro de mídia instalado para dar apoio a centenas de transmissões", concluiu Nélson Ayres.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/3878/visualizar/