Doados dois esteiras e 195m³ de madeira doados para Nova Mutum
A prefeitura de Nova Mutum recebeu do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, unidade de Sinop, dois tratores esteira, seminovos, modelo D-8 e 195m³ de madeiras (toras), que serão destinados à reconstrução de pontes e também em obras que estão sendo executadas pela administração. São maquinários apreendidos em operações do órgão. As toras são de desmate ilegal, na região norte do Estado.
Segundo Lucio Silva, secretário municipal de Obras, os tratores serão utilizados em serviços pesados, em que antes era necessária contratação. "Essas máquinas vão servir para serviços em cascalheira, abertura de novas estradas, para serviços da agricultura familiar, na limpeza de canteiros e até mesmo para a abertura de tanques de piscicultura. Agora, temos disponibilidade do uso, apenas com os custos de manutenção para município" disse.
O secretário explicou que uma máquina nova, como a recebida, custa em torno de R$1 milhão. "As que recebemos usadas estão avaliadas em R$300 mil, cada", falou. O município, na condição de fiel depositário, tem como obrigação a manutenção. As máquinas já estão sendo utilizadas. "Elas estão na antiga cascalheira, onde estão sendo plantadas, pela iniciativa privada, cerca de duas mil mudas de árvores nativas. A Prefeitura está auxiliando na preparação do terreno", disse.
A intermediação para que Nova Mutum fosse beneficiado com as máquinas e a madeira, foi feita pelo prefeito Lírio Lautenschlager. "É importante, porque necessitávamos desses maquinários para serviços pesados. Agora, ganhamos principalmente em agilidade", disse.
Comentários