Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Polícia
Terça - 29 de Maio de 2012 às 17:17

    Imprimir


Marcus Vaillant/Arquivo
Daniel Tenório Cavalcante, preso pela Polícia Federal durante Operação Curupira em julho de 2005
Daniel Tenório Cavalcante, preso pela Polícia Federal durante Operação Curupira em julho de 2005

Investigado na Operação Curipira da Polícia Federal (PF) que desarticulou em 2005, um grupo que praticava crimes ambientais em Mato Grosso, o foragido Daniel Tenório Cavalcante, 37, foi preso nesta segunda-feira (28), quase 7 anos após a operação. Ele estava escondido em uma propriedade rural no município de Nova Monte Verde (968 Km ao norte de Cuiabá) e já foi conduzido para o presídio Osvaldo Florentino Leite, conhecido como Ferrugem em Sinop (500 Km ao norte de Cuiabá), onde aguarda transferência para um presídio de Cuiabá.

Conforme a Polícia Federal, Daniel foi condenado pelo Juízo da 7ª Vara Federal do Mato Grosso a 5 anos e 6meses de prisão pelo crime de corrupção ativa. A prisão foi efetuada numa ação conjunta da PF com a Polícia Militar e Polícia Civil.

À época da operação, em 9 meses de investigação descobriu-se que existia um esquema de compra e venda de Autorizações para Transportes de Produtos Florestais (ATPFs) para pelo menos 600 madeireiras. Despachantes, empresários e fiscais do Ibama estavam envolvidos no esquema.

A ação da quadrilha, que agia em 17 municípios mato-grossenses, deixou um saldo de 46 mil hectares de área desmatada causando prejuízos estimados em R$ 890 milhões de lucro aos membros da quadrilha. O processo de investigação teve início após o desaparecimento de centenas de ATPFs em Sinop (500 km de Cuiabá) no ano passado. O Ministério Público Federal denunciou 200 pessoas de Mato Groso acusadas de se beneficiar do esquema. Outras 25 pessoas que atuavam em Rondônia foram denunciadas na Operação Curupira 2.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/38715/visualizar/