Foragido da justiça de MT é preso quase 7 anos depois
Investigado na Operação Curipira da Polícia Federal (PF) que desarticulou em 2005, um grupo que praticava crimes ambientais em Mato Grosso, o foragido Daniel Tenório Cavalcante, 37, foi preso nesta segunda-feira (28), quase 7 anos após a operação. Ele estava escondido em uma propriedade rural no município de Nova Monte Verde (968 Km ao norte de Cuiabá) e já foi conduzido para o presídio Osvaldo Florentino Leite, conhecido como Ferrugem em Sinop (500 Km ao norte de Cuiabá), onde aguarda transferência para um presídio de Cuiabá.
Conforme a Polícia Federal, Daniel foi condenado pelo Juízo da 7ª Vara Federal do Mato Grosso a 5 anos e 6meses de prisão pelo crime de corrupção ativa. A prisão foi efetuada numa ação conjunta da PF com a Polícia Militar e Polícia Civil.
À época da operação, em 9 meses de investigação descobriu-se que existia um esquema de compra e venda de Autorizações para Transportes de Produtos Florestais (ATPFs) para pelo menos 600 madeireiras. Despachantes, empresários e fiscais do Ibama estavam envolvidos no esquema.
A ação da quadrilha, que agia em 17 municípios mato-grossenses, deixou um saldo de 46 mil hectares de área desmatada causando prejuízos estimados em R$ 890 milhões de lucro aos membros da quadrilha. O processo de investigação teve início após o desaparecimento de centenas de ATPFs em Sinop (500 km de Cuiabá) no ano passado. O Ministério Público Federal denunciou 200 pessoas de Mato Groso acusadas de se beneficiar do esquema. Outras 25 pessoas que atuavam em Rondônia foram denunciadas na Operação Curupira 2.
Comentários